Os membros da Disciplina de Neurociências e Neuro Experimental estão associados a diversos grupos...
Grupos de Pesquisa
Os membros da Disciplina de Neurociências e Neuro Experimental estão associados a diversos grupos de pesquisa do CNPq.
Fisiopatologia Cardiovascular e Neurológica
O Grupo de Pesquisa Fisiopatologia Cardiovascular e Neurológica tem suas linhas de pesquisas voltadas para os estudos dos mecanismos fisiopatológicos de doenças cardiovasculares e Neurológicas. As principais linhas de pesquisa do grupo são: (i) Papel do Sistema Renina-angiotensina no controle das funções cardiovasculares, (ii) Disfunções Cardiovasculares, (iii) Repercussões sobre o sistema cardiovasculares frente a insultos do SNC e (iv) Relação das alterações do sono e distúrbios cardiorrespiratórios.
Grupo de Estudo das Glias nas Epilepsias
Este grupo tem desenvolvido pesquisas visando compreender melhor o papel das células da glia na hiperexcitabilidade, alterações radiológicas e cognitivas de pacientes com epilepsias focais farmacorresistentes.
Neurobiologia e Ontogenia do Comportamento
Neste grupo de pesquisa, realizamos estudos sobre aspectos ontogenéticos e neurobiológicos do comportamento social. O grupo está em fase de consolidação, finalizando a realização do seu primeiro projeto de pesquisa financiado pela FAPESP. Temos 1 Bolsista CAPES Doutorado, 1 Bolsista CNPq Mestrado e 1 Bolsista PIBIC-CNPq Graduação e 1 Bolsista de Iniciação Científica da FAPESP.
Este grupo de pesquisa visa estudar aspectos hodológicos, eletrofisiológicos, moleculares e funcionais de grupamentos neurais envolvidos com o controle do balanço energético e metabolismo, do eixo reprodutivo e de sistemas envolvidos em mecanismos de recompensa e aversão. Para tanto, os pesquisadores envolvidos empregam técnicas neuroanatômicas, neuroeletrofisiológicas e de biologia molecular, bem como avaliações comportamentais e metabólicas in vivo. Os resultados produzidos por esse grupo têm impacto no entendimento de doenças metabólicas, tais como obesidade e diabetes, além de disfunções reprodutivas, na drogadição e distúrbios neuropsiquiátricos como a depressão e a ansiedade.
Neuroplasticidade e Exercício Físico
O grupo está envolvido com pesquisa básica e clínica em Neurociência. Uma de suas linhas de pesquisa envolve o estudo da plasticidade cerebral induzida pelo exercício físico em diferentes períodos da vida. Neste sentido, este tema procura investigar as bases neurobiológicas do exercício físico na melhora das funções cerebrais durante a infância, adolescência, fase adulta e envelhecimento. Outra linha de pesquisa desenvolvida pelo grupo envolve o entendimento dos mecanismos pelo qual o exercício físico interfere beneficamente na epilepsia. Estudos prévios do nosso grupo indicam que o exercício físico pode diminuir a freqüência de crises epilépticas e modificar os parâmetros morfológicos, bioquímicos e eletrofisiológicos utilizando modelos de epilepsia do lobo temporal. Nosso interesse se estende ao papel do exercício físico na prevenção e tratamento de outras doenças do sistema nervosa central.
Situado no Laboratório de Neuroquímica e Biologia Molecular, contamos com dois sistemas de...
Nosso biotério para ratos é multiusuário, estando aberto a quaisquer docentes da UNIFESP e outras...