Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Unidades > Radioterapia
Início do conteúdo da página

Radioterapia

Publicado: Quarta, 04 de Setembro de 2019, 17h59 | Acessos: 5839

Em 1939 iniciou-se o atendimento radioterápico ambulatorial dos pacientes do HSP e EPM por Mathias Octávio Roxo Nobre. Em 1943 foram instalados os aparelhos de Radioterapia convencional no HSP. A Seção de Radioterapia foi criada em 1946 juntamente com a contratação de Camillo Segreto que, em 1968, criou o laboratório de Radiobiologia para estudo dos efeitos biológicos das radiações ionizantes. Em 1990 houve modernização do Setor, com aquisição de equipamentos de alta energia e mudança para área física adequada.

O programa de residência médica foi credenciado em 1993; os residentes realizam estágio complementar em outros locais como o Hospital Albert Eisntein (convênio da UNIFESP) e Hospital de Clínicas da FMUSP.

O Setor de Radioterapia tem três divisões:

  • Administrativa: cuja principal função é dar condições de trabalho às demais divisões e promover a organização e coordenação do Serviço. O pessoal de nível superior lotado no Setor é constituído por um Professor Associado, uma Professora Doutora, dois médicos contratados (técnico-administrativos), duas enfermeiras, um físico e seis residentes.
  • Assistencial: são realizados atendimentos de consultas ambulatoriais e das interconsultas nas diversas enfermarias do Hospital São Paulo. Também é realizado planejamento individual, execução de máscaras se necessário e tratamento nos diversos aparelhos. A capacidade anual de atendimento é de 600 pacientes novos e 3500 pacientes em seguimento. Em cada aparelho são realizados entre 100 a 120 campos por dia. Estão sendo realizadas, semanalmente, aplicações de braquiterapia em baixa taxa de dose. Ainda dentro da função assistencial realizam-se controle radiobiológico periódico e orientação dos funcionários da UNIFESP/EPM e do Hospital São Paulo que trabalham com radiação ionizante, por meio do grupo GATRI (Grupo de Assistência ao Trabalhador com Radiação Ionizante).
  • Ensino e pesquisa: três subsetores estão em atividade: Radioterapia Clínica, Física Médica e Radioterapia Experimental. Estes promovem aulas teóricas e práticas aos alunos da graduação, residentes, especializandos e pós-graduandos na área de Radioterapia e áreas afins. Os cursos ministrados são: Curso Eletivo de Radioterapia e Radiobiologia para o Curso Médico, participação no programa de Oncologia Clínica para o 3º. Ano Médico.

CHEFE DO SETOR DE RADIOTERAPIA
Dr. Rodrigo Souza Dias
Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

SECRETÁRIA
Bernardete Castor do Nasciemtno dos Santos
Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Fone: 5576-4007/5576-4009

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 
Categoria:

Professores Orientadores - Pós Graduação

Prof. Dr. ALEX FREIRE SANDES  e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de...

Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa

    Áreas Orientadores e Pesquisadores  Linhas de Pesquisa  HEMATOLOGIA Celso Arrais Rodrigues da Silva Elvira Maria...

Programa de Pós-graduação em Medicina (Hematologia e Oncologia)

   Acesse nossas redes sociais   https://www.facebook.com/ppgho.unifesp/    ...

Setores - Hemocentro

CADASTRO   TRIAGEM E COLETA DE SANGUE Onde o doador é atendido e é realizada a doação de sangue Doação Algumas...

Fim do conteúdo da página