Página inicial > NOTÍCIAS > Projeto temático elabora diversos materiais sobre alterações comportamentais na adolescência

Publicado: Quarta, 31 de Maio de 2023, 14h46 | Acessos: 6108

O portal Adole-Sendo disponibiliza informações voltadas a adolescentes, pais, educadores e pesquisadores

Ouça acima o conteúdo deste artigo.

O projeto temático “Efeito do desenvolvimento puberal na autorregulação do comportamento e suas relações com as condições de vida atual e pregressa”, coordenado pela professora Sabine Pompeia, da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM/Unifesp), gerou alguns produtos para auxiliar na sua divulgação científica. Para facilitar o acesso, mais de 20 pesquisadores envolvidos, desde 2017, além de muitos estudantes de pós-graduação, disponibilizaram as informações gratuitamente em um portal da internet, o portal www.adole-sendo.info.

No canal de comunicação criado há informações sobre alterações comportamentais na adolescência voltadas a adolescentes, pais, educadores e pesquisadores. "Foram abordados temas que acreditamos ser de interesse para cada um desses públicos e foram elaborados em linguagem acessível a cada um deles", conta a docente do Departamento de Psicobiologia da EPM.

logopretopequeno.fw 270x300

Logo do projeto. Imagem: Reprodução/Portal Adole-sendo

Para acessar esses conteúdos, basta clicar na página inicial do Portal (www.adole-sendo.info) no campo que contém as informações específicas de interesse, ou navegar pelo site para ver mais dos resultados obtidos. Além desses conteúdos específicos para os diferentes públicos, que tratam de questões da adolescência sob perspectivas diferentes e singulares, há no Portal também uma área em que são concentrados os materiais de divulgação científica que foram produzidos pelos pesquisadores.

Conheça alguns exemplos desses materiais:

Vídeo que conta a história desse projeto de pesquisa (um "making of") e os resultados obtidos até agora

Este vídeo descreve as transformações cerebrais na adolescência e como elas afetam os comportamentos nessa idade, como a tendência de buscar novas experiências, o sono, as emoções e a atenção

Aqui, você vai ver entrevistas com discentes de uma escola municipal em São Paulo e seu professor que contam o processo de criação de histórias em quadrinhos (HQs) da Jovenilda e sua turma sobre os desafios de adolescer na pandemia de Covid-19. Essas HQs ganharam prêmios no Concurso Adole-ser na Pandemia.

Neste vídeo, a coordenadora conta como surgiu o projeto, quais as perguntas que o nortearam e alguns dos resultados encontrados, em especial aqueles que vulnerabilizam adolescentes. Veja as outras entrevistas com pesquisadores que estudaram aspectos diferentes da adolescência na playlist "Gente que faz adoles-ciência" no Youtube

Outros vídeos:

Canal do YouTube: https://www.youtube.com/@adolesendounifesp

E-books:

Alguns dos pesquisadores do Brasil e de outras partes do mundo que estiveram envolvidos, incluindo aprendizes de cientista (estudantes de pós-graduação).

equipe adole sendo

Equipe adole-sendo: Sabine Pompeia, Mônica Miranda, Hugo Moreira, Hanna Antunes, Débora Hipólide, Márcia Pradella-Hallinan, Vânia D'Almeida, Juliana Nery, Maria Laura Nogueira, Ana Regina Noto, Thiago França, Beatriz Zappellini, Luanna Inácio, Gislaine Zanini, Robson Kojima, Isis A. Segura, Sareh Panjeh, Daniel Utsumi, Fausto Lourenço, Rafaella de Freitas, Breno Pedroni, Cristiane Paião, Eveli Truksinas, Antônio Maurício de Souza e Marilia Espíndola.

Nova Livre-Docente do Departamento de Patologia

Edna Iwamura é a mais nova Livre-docente do Departamento de Patologia

Reforma das instalações do Departamento de Patologia

Departamento de Patologia inaugurou instalações reformadas