Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > SETORES > Pneumologia Pediátrica
Início do conteúdo da página

Pneumologia Pediátrica

Publicado: Sexta, 29 de Novembro de 2019, 11h37 | Acessos: 1711

Chefe do Setor: 

Prof. Dr. Clóvis Eduardo Tadeu Gomes

Graduação em medicina pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP-EPM).

 

Preceptores:

Beatriz Neuhaus Barbisan: graduação em medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, residência em pediatria no Hospital Brigadeiro SP (antigo INAMPS). Especialização em Pneumologia Pediátrica pela UNIFESP-EPM. Área de atuação em Medicina do Sono pela AMB. Mestre em ciências pela UNIFESP. Há 20 anos atua na UNIFESP como médica assistente e preceptora de residência em Pneumologia Pediátrica. Coordena o ambulatório de Pneumopatias Crônicas e Oxigenoterapia Domiciliar.

Gustavo Antonio Moreira: graduação em medicina, pediatria e terapia intensiva pediátrica pela UNIFESP-EPM. Clinical Fellow em terapia intensiva pediátrica pela Universidade de Maryland. Research Fellow em Pneumologia Pediátrica pela Universidade Johns Hopkins. Doutor em Ciências pela UNIFESP-EPM. Área de atuação em Medicina do Sono pela AMB. Coordena o Ambulatório de Distúrbios Respiratórios do Sono.

Raí André Silva Watanabe: graduação em medicina, pediatria e pneumologia pediátrica pela UNIFESP-EPM; pós graduando (doutorado) no setor de virologia clínica, departamento de medicina da UNIFESP-EPM. Coordena o serviço de Espirometria da pneumopediatria.

Sonia Mayumi Chiba: graduação em medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Residência Médica em Pediatria no INAMPS. Título de especialista em Pediatria. Especialização em Pneumologia Pediátrica pela Unifesp. Professora adjunta do Departamento de Pediatria da UNIFESP/EPM. Médica do setor de Pneumologia Pediátrica da Disciplina de Especialidades Pediátricas. Doutorado em ciências pela Unifesp/EPM. Coordena o ambulatório de Fibrose Cística.

O Setor de Pneumologia Pediátrica da UNIFESP-EPM exerce suas atividades desde 1977.

 

Graduação:

A pneumologia pediátrica da UNIFESP-EPM participa regularmente do curso de graduação em medicina, fazendo parte da grade curricular no 4º e 6º anos, e com a participação regular de seus preceptores no curso de semiologia do 3º ano.

 

Residência em Pneumologia Pediátrica:

Dispomos anualmente de vagas para 3º ano de residência médica, mediante concurso de seleção prévia, tendo como pré-requisito residência em pediatria. A residência em pneumologia pediátrica tem a duração de 2 anos.

Contamos com ambulatórios gerais e específicos dentro da pneumologia pediátrica:

  • Asma;
  • Fibrose Cística;
  • Lactente Sibilante;
  • Pneumopatias crônicas;
  • Sono;
  • Espirometria.

Também temos amplas atividades intra-hospitalares, incluindo visitas em pacientes internados e interconsulta solicitada por setores diversos do Hospital São Paulo, para que haja a melhor formação possível no manejo dos pacientes criticamente enfermos.

Estão incluídas em nossa grade curricular, além das atividades ambulatoriais e hospitalares, estágios nos seguintes serviços:

  • Endoscopia respiratória (Broncoscopia);
  • Função pulmonar;
  • Cirurgia torácica;
  • Doenças neuromusculares.

Desse modo, oferecemos uma ampla gama de atividades para a melhor formação possível dentro das atividades realizadas por um pneumologista pediátrico. Todas as atividades descritas são supervisionadas e sempre com ênfase na tríade que envolve assistência, ensino e pesquisa. Também existe a preocupação na formação do profissional em seu âmbito pessoal, através da formação ética e de valores.

 

Áreas de pesquisa:

Participação extensa em congressos com envio de trabalhos para congressos de pneumologia pediátrica, pneumologia geral, e para congressos específicos como de fibrose cística e medicina do sono.

Possibilidade de extensão acadêmica com pós graduação em diversas áreas de interesse.

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Categoria: ,

Pneumologia Pediátrica

Chefe do Setor:  Prof. Dr. Clóvis Eduardo Tadeu Gomes Graduação em medicina pela Universidade...

Oncologia Pediátrica

  Chefe do Setor: Prof. Dr. Antonio Sérgio Petrilli   Desde 1998, o Hospital do GRAACC corresponde ao...

Nefrologia Pediátrica

Chefe do Setor: Profa. Dra. Maria Cristina de Andrade   Graduação/ Residência Médica: Realizados em...

Hematologia Pediátrica

Chefe do Setor: Profa. Dra. Josefina Aparecida Pellegrini Braga Equipe médica: Andrea Angel, Mary...

Fim do conteúdo da página