Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Aleitamento Materno

Publicado: Quarta, 14 de Outubro de 2020, 17h35 | Última atualização em Terça, 20 de Outubro de 2020, 13h24

O Centro Ana Abrão: Assistência, Ensino e Pesquisa em Aleitamento materno e Banco de Leite Humano é centro especializado, responsável pela promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, fundado em 2002. A equipe é constituída por: enfermeiro, médico,nutricionista, psicólogo, técnico de enfermagem, técnico de nutrição e secretaria.

O objetivo é atender as mães com problemas com a amamentaçãoque tiveram filhos no Hospital Universitário da Unifesp. As mães com filhos internados na Unidade de Terapia Neonatal, ou demais unidades do hospital, recebem suporte para a coleta, armazenamento e distribuição de leite cru para seus filhos. As mulheres trabalhadoras na Unifesp também podem usar Posto de Coleta para retirarem o leite para seus filhos durante o período de trabalho.

O serviço também funciona como local de treinamento e capacitação para médicos e enfermeiros e profissionais em formação especializada em neonatologia, obstetrícia e aleitamento materno; e pesquisas na área.Serviço oferecidos:

  • Posto de Coleta de Leite Humano: temos uma sala de apoio para as mães com filhos internados no hospital para a ordenha de leite materno. Local de funcionamento: 8º andar do HU-HSP das 7h as 18h de segunda a sexta e aos finais de semana das 7h as 12h. Em 2018, foram realizados 2.433 atendimentos, distribuímos 90 litros de leite cru e 262 litros de leite pasteurizado.
  • Banco de Leite Humano:tem como responsabilidade a captação de leite de doadoras em domicílio, pasteurização e distribuição do leite humano doado, atendendo a regulamentação do Ministério da Saúde e da Rede Nacional de Bancos de Leite Humano – Fiocruz. No último ano, foramrealizadas 609 coletas domiciliares e 7.847 e análises da qualidade do leite; e 301 litros de leite de cerca de 28 doadoras/mêsforam pasteurizados.A sede está localizada à Rua Diogo de Faria, 395 e funciona das 7h as 17h de segunda a sexta-feira.
  • Ambulatório de Aleitamento Materno:atende mulheres com problemas com amamentação, que tiveram filhos no HU-UNIFESP ou de outros locais, com horário agendado de segunda a sexta-feira das 8h as 16h. No último ano foram realizadas 2.310 consultas de amamentação para as mulheres com dificuldades e 1.170 consultas com os demais profissionais: nutrição, pediatria e psicologia.
Categoria:

Tem início a V Semana do Servidor Público 2020 com ações conjuntas

Evento virtual acontece de 26 a 30 de outubro 

Dia Nacional de Luta pelos Direitos das Pessoas com Doenças Falciformes

Crises de dor afetam pacientes com a doença hereditária

Cursos da Unifesp avançam no Enade e alcançam nota máxima

Sete graduações receberam o conceito máximo (5)

A importância da Semana Nacional de Prevenção da Violência na Primeira Infância

Pais e profissionais de saúde devem estar alertas

Fim do conteúdo da página