Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Dia Mundial sem carro

Publicado: Terça, 22 de Setembro de 2020, 01h24 | Última atualização em Terça, 22 de Setembro de 2020, 01h50

O primeiro passo é a sua atitude! 

O primeiro país a comemorar essa data foi a França, em 1997. A partir daí foi adotada por vários países europeus já no ano de 2000.

O Dia Mundial sem carro, celebrado no dia 22 de setembro, tem como objetivo principal incitar a reflexão sobre o uso excessivo do automóvel, além de sugerir às pessoas que revejam a dependência que criaram. A ideia é que, pelo menos nessa data, as pessoas utilizem alternativas de mobilidade.

É um momento oportuno para que as pessoas experimentem vivenciar a cidade de outra forma. Transporte público, bicicleta e mesmo a caminhada são opções saudáveis e cidadãs, que ajudam o meio ambiente, a sua saúde e até a locomoção daqueles que realmente precisam usar o carro, principalmente em circunstâncias especiais de mobilidade (melhor idade, gestantes, transporte de crianças pequenas, pessoas com necessidades especiais, etc.). Até mesmo a carona solidária, combinada com um amigo que resida próximo da sua casa, já traz benefício. 

Os automóveis facilitam a vida de um lado e acarretam problemas por outro, pois o consumo de combustíveis aumenta e, consequentemente, produz mais poluentes para a atmosfera, principalmente o gás carbônico (CO2). Este gás é apontado por muitos cientistas como um dos principais responsáveis pela intensificação do efeito estufa e o agravamento do aquecimento global.

 

Benefícios do uso da bicicleta

Se você faz uso do carro no dia a dia, desafie a si mesmo e descubra se você está preparado a ficar um único dia útil no ano sem usá-lo.

Veja, a seguir, alguns benefícios dessa prática, uma alternativa de mobilidade capaz de proporcionar vantagens importantes para indivíduos, sociedade e até mesmo para o meio ambiente.

  • Melhora a qualidade de vida (acelera o metabolismo, melhora a resistência muscular, desenvolve o bem-estar, aumenta seu fôlego, ajuda a reduzir o colesterol, a controlar a glicemia no sangue, a regular a pressão arterial, entre outros benefícios à saúde);
  • Aumento da produtividade e motivação;
  • Facilidade no acesso ao trabalho, escola etc.;
  • Diminui a quantidade de carros nas ruas;
  • Menor incidência de CO2 no ambiente.

 

vantagens bikes

Fonte: SantosTurismo

 

Campus SP – doação de paraciclos

A utilização da bicicleta no lugar do automóvel não depende exclusivamente de uma escolha pessoal, é imprescindível que essa mudança seja estimulada e segura. O Campus São Paulo da Universidade Federal de São Paulo (CSP/Unifesp) quer oferecer mais comodidade e segurança aos ciclistas da sua comunidade e àqueles que frequentam a Vila Clementino. O Edital de Chamamento Público nº 06/2020 foi elaborado para viabilizar esta ação.

Para que ela seja concretizada, é necessário a doação de 50 paraciclos financiada por pessoa física e/ou jurídica, cidadãos, comerciantes que atendam às normas legais do edital. Para apoiar e conhecer essa ideia, clique aqui.

 

sem carro

Categoria:

Tem início a V Semana do Servidor Público 2020 com ações conjuntas

Evento virtual acontece de 26 a 30 de outubro 

Dia Nacional de Luta pelos Direitos das Pessoas com Doenças Falciformes

Crises de dor afetam pacientes com a doença hereditária

Cursos da Unifesp avançam no Enade e alcançam nota máxima

Sete graduações receberam o conceito máximo (5)

A importância da Semana Nacional de Prevenção da Violência na Primeira Infância

Pais e profissionais de saúde devem estar alertas

Fim do conteúdo da página