Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Outubro Rosa chega ao Campus SP

Publicado: Quinta, 01 de Outubro de 2020, 10h36 | Última atualização em Quarta, 07 de Outubro de 2020, 14h57

Ambulatório de Mastologia oferece exame de detecção e diagnóstico

Outubro Rosa é uma campanha anual realizada mundialmente em outubro, com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. A mobilização visa também à disseminação de dados preventivos e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade. Durante o mês, diversas instituições abordam o tema para encorajar mulheres a realizarem seus exames e muitas até os disponibilizam. Iniciativas como essa são fundamentais para a prevenção, visto que nos estágios iniciais, a doença é assintomática.

 

Origem da comemoração

A primeira ação no Brasil aconteceu em 2002, no parque Ibirapuera, em São Paulo. Com a iluminação cor-de-rosa do Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista.

O movimento teve início no ano de 1990 em um evento chamado "Corrida pela cura" que aconteceu em Nova Iorque, para arrecadar fundos para a pesquisa realizada pela instituição Susan G. Komen Breast Cancer Foundation.

O evento ocorria sem que houvessem instituições públicas ou privadas envolvidas. A medida em que cresceu, outubro foi instituído como o mês de conscientização nacional nos Estados Unidos, até se espalhar para o resto do mundo.

A partir de 2008, iniciativas como essa tornaram se cada vez mais frequentes. Diversas entidades relacionadas ao câncer passaram a iluminar prédios e monumentos, transmitindo a mensagem: a prevenção é necessária.

 outubro rosa

 

Prevenção do Câncer de Mama

O Ambulatório de Mastologia da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp) - Campus São Paulo, em parceria com a Américas Amigas, ONG que há 11 anos combate o câncer de mama levando a detecção e diagnóstico precoce da doença para mulheres em situação de vulnerabilidade social de norte a sul do Brasil, realizará exames gratuitos de detecção e diagnóstico do câncer de mama no mês de outubro.

Os exames serão realizados no Ambulatório de Mastologia, localizado na Rua Marselhesa, 249 - Vila Clementino/SP, nos dias: 3, 4, 10, 11, 17, 18, 24 e 25 de outubro, das 8h às 16h.

Para solicitar o seu exame, clique aqui e preencha o cadastro.    

calendario outubro rosa

Datas em que o Ambulatório de Mastologia da EPM/Unifesp fará os exames de detecção e diagnóstico

Categoria:

Tem início a V Semana do Servidor Público 2020 com ações conjuntas

Evento virtual acontece de 26 a 30 de outubro 

Dia Nacional de Luta pelos Direitos das Pessoas com Doenças Falciformes

Crises de dor afetam pacientes com a doença hereditária

Cursos da Unifesp avançam no Enade e alcançam nota máxima

Sete graduações receberam o conceito máximo (5)

A importância da Semana Nacional de Prevenção da Violência na Primeira Infância

Pais e profissionais de saúde devem estar alertas

Fim do conteúdo da página