Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

UAPI/Unifesp inovando e construindo o conhecimento dos idosos

Publicado: Quinta, 03 de Setembro de 2020, 22h45 | Última atualização em Sexta, 04 de Setembro de 2020, 17h09

Ferramentas da internet trazem ganho à saúde dos estudantes

Por Renato Conte

uapi5

A Universidade Aberta para as Pessoas Idosas - Unidade Campus São Paulo da Universidade Federal de São Paulo (Uapi/CSP/Unifesp), com o propósito de ampliar o acesso e oferecer às pessoas a partir de 60 anos, independente de escolaridade, ações de natureza educativa, cultural, científica e social, adaptou a programação com aulas virtuais, desenvolvidas por metodologias que permitem a assimilação e a construção do conhecimento a partir dos desafios postos pela realidade dos participantes.

O modelo online das aulas foi adotado desde o mês de março, em razão da pandemia causada pela Covid-19. As transmissões são realizadas duas vezes por semana, com temas variados, atendendo o interesse dos estudantes, visando a melhora da qualidade de vida do idoso em momento de quarentena ou isolamento e distanciamento social. Dos 130 inscritos, 70 estão participando das aulas. Os outros, enfrentam dificuldades com acesso à internet ou possuem equipamentos antigos.

Desafios e Conquistas

uapi3 uapi1

Segundo a coordenadora, Claudia Ajzen, a Uapi virtual mostrou que, mesmo após a quarentena, esta modalidade de ensino à distância será permanente, a qual vai beneficiar a participação de idosos de outros estados, ou com dificuldade de locomoção. “Pensamos em fazer um curso bimodal, e assim aumentar as possibilidades de trocas de informações para além dos muros universitários”, comemora.

Outra inovação, foi a criação do grupo privado no Facebook (FB) que facilita a execução destas ações, uma vez que o idoso já domina esta ferramenta. As aulas permanecem gravadas no FB, o que permite reproduzi-las em qualquer momento. Está também disponível, o contato permanente do grupo de WhatsApp e e-mail, que beneficia 130 idosos.

Quanto a apresentar algumas dificuldades em relação ao uso de novas tecnologias, é uma realidade que também vem sendo trabalhada em curso, uma vez que a Uapi trouxe um laboratório que permitiu receber instruções para o manejo do celular e do computador, assim como aulas de aproximação a ferramenta de sala de aula virtual.

“Nossa intenção é possibilitar contato por meio de ferramentas onde todos os conectados possam se ver, nas salas de aulas virtuais, que durante a pandemia, e no momento do isolamento e distanciamento social trazem um ganho significativo para a saúde física, mental e espiritual dos idosos”, destaca a psicóloga especialista em gerontologia.

A Uapi e seus 21 anos

A atual Universidade Aberta para as Pessoas Idosas, criada originalmente como Unidade Aberta à Terceira Idade (Uati), foi inaugurada pela Unifesp no dia 2 de agosto de 1999, está ligada à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (ProEC/Unifesp), à Disciplina de Geriatria e Gerontologia da Escola Paulista de Medicina (DIGG/EPM/Unifesp) e ao Núcleo UAPI, que compreende as unidades: Campus São Paulo (Vila Clementino e Santo Amaro), Campus Baixada Santista e Diadema, e Embu das Artes.

uapi4

A coordenadora e professora da Uapi afirma que nesses 21 anos de existência, atualizaram e conquistaram novos caminhos e conhecimentos, sempre com a proposta de garantir o respeito e os direitos da pessoa idosa. “A Uapi oferece ferramentas para que este público, então empoderado, perceba-se proprietário de suas vidas e cidadãos plenos de ação.”

A Universidade e suas unidades atuam também como campo de pesquisa aos estudantes da graduação, com participação ativa dos residentes da EPM e da Escola Paulista de Enfermagem (EPE/Unifesp), extensão e pós-graduação, possibilitando aprendizado, experiência e relações intergeracionais, em prol do idoso. “Este ano a Uapi foi contemplada com a abertura de cinco vagas na disciplina de Envelhecimento: Aspectos populacionais e individuais. Políticas públicas e atenção à saúde da população idosa do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da EPE/Unifesp. Cinco estudantes da Uapi estão participando de aulas virtuais da disciplina e trazendo para os demais da turma, os conteúdos aprendidos.”

A Uapi-CSP se encontra em pleno processo de expansão e espera continuar o processo de entrada nas demais disciplinas da Unifesp, tornando-se de fato uma Universidade Aberta aos idosos.

 

Fotos: Claudia Ajzen*

* Fotos 1 e 4 foram tiradas antes da pandemia

Categoria:

Dia Mundial sem carro

O primeiro passo é a sua atitude! 

SUS: 30 anos transformando a saúde no Brasil

A Lei 8.080/90 foi sancionada no dia 19 de setembro 

Morre Professor Elisaldo Carlini, um dos maiores cientistas brasileiros

Especialista reconhecido nacional e internacionalmente

Fim do conteúdo da página