Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Iniciativa de voluntariado da EPM/Unifesp pratica ações para combater a Covid-19

Publicado: Quarta, 13 de Maio de 2020, 08h58 | Última atualização em Quarta, 08 de Julho de 2020, 18h07 | Acessos: 35735
imagem sem descrição.

Estudantes do curso médico se envolvem no apoio ao HSP e à comunidade

Por Renato Conte

A união de 257 estudantes voluntários, do primeiro ao sexto ano do curso de Medicina da Escola Paulista de Medicina do Campus São Paulo, da Universidade Federal de São Paulo (EPM/Unifesp) resultou em ações de combate à Covid-19 na EPM/Unifesp. “O projeto nasceu da vontade de alunos do 5º e 6º ano e foi levado para o conhecimento da Diretoria da EPM, e coordenadores que abraçaram e apoiaram com satisfação a ideia”, comemora Victor Muniz de Freitas, acadêmico do 5º ano do curso médico e um dos organizadores da atividade.

 
Farid UIR

Foto:  Farid Saliba 

Freitas explica que os objetivos se modificam com o passar dos dias, mas a missão dos envolvidos é de apoio ao Hospital São Paulo, hospital universitário da Unifesp (HSP/HU Unifesp), aos alunos e residentes e à comunidade se mantém. “No momento, creio que nossa necessidade seja manter o fluxo de doações, pequenas da comunidade civil ou atingir novos doadores grandes, pessoas físicas ou jurídicas”. Novas campanhas pontuais são sempre lançadas no Instagram (@voluntariado.epm).
 
Prates UIR

Foto: Gabriela Prates

Até o momento, mais de 2 mil pacientes que procuraram o HSP com problemas respiratórios foram assistidos pelos voluntários, em torno de 12 mil pessoas foram vacinadas contra o vírus influenza no Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie/Unifesp) e contaram com a participação de cinco postos da polícia militar, auxiliaram na captação de doações de materiais e alimentos, como 1 milhão de luvas, 50 mil máscaras, 1.300 refeições. Também conseguiram, estimular a doação de sangue, que ajudou no aumento dos estoques do banco de sangue do HSP/HU Unifesp.

 
Vacinação 1

Foto: Carlos Francisco dos Santos Junior

Victor confessa sentir-se muito orgulhoso do projeto que a Escola conseguiu desenvolver e de fazer parte dele. “É incrível ver o quanto já conseguimos realizar em tão pouco tempo e na quantidade de pessoas envolvidas e que estão trabalhando sem pausa. Torna passar por essa situação toda mais fácil. Inclusive acho que esse é o maior benefício do projeto, seja pra quem recebe as ações ou pra quem participa: é uma esperança no momento de crise e dá algum sentido. Ninguém que faz parte de um projeto assim gosta de ficar parado, passivo diante das situações. Não tenho nada além de orgulho da Escola pelo projeto e por tudo que ele representa, assim como seus participantes”, conclui satisfeito
 
.Bia Prado depósito

Foto: Beatriz Prado

 
 
Para coloborar com o projeto e saber mais informações acesse: http://voluntariadoepm.com ou pelo Instagram (https://www.instagram.com/voluntariado.epm/).
 
Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Categoria:

Insegurança alimentar atinge 12,5% da população em São Paulo

Inquérito conduzido por docentes da Unifesp revela disparidades socioeconômicas e destaca a...

Redução de morte súbita em pacientes com doença de Chagas com uso de CDI

Pesquisa publicada no JAMA Cardiology, com participação do docente da Unifesp Angelo Amato de...

Mortalidade por câncer supera a de doenças cardiovasculares em 727 municípios no Brasil

Pesquisa revela mudança nas principais causas de mortalidade no Brasil entre 2000 e 2019,...

Estudo revela novos fatores de risco para demência e abre caminhos para prevenção no Brasil

Publicado na revista The Lancet, estudo elaborado por uma comissão da qual a pesquisadora Cleusa Ferri da...

Fim do conteúdo da página