Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Vacinação de Meningite Grupo C (Vacina Meningocócica Conjugada) para trabalhadores da saúde do HSP-SPDM-Unifesp

Publicado: Quinta, 11 de Agosto de 2022, 10h41 | Acessos: 44224

Nota Técnica 36 - Hospital São Paulo – SPDM - Unifesp

São Paulo, 11 de agosto de 2022 
 
Meningite é uma inflamação, geralmente de causa infecciosa, das membranas protetoras que envolvem o cérebro e a medula espinhal, chamadas de meninges. Pode afetar qualquer pessoa, mas é mais comum em bebês, crianças pequenas, adolescentes e adultos jovens. A meningite pode ser muito grave se não for tratada rapidamente. 
 
Os trabalhadores da saúde frequentemente são expostos a pacientes com meningites, especialmente aqueles que trabalham em serviços de emergência e nas unidades de tratamento intensivo. Neisseria meningitidis (meningococo) é a principal causa de meningite bacteriana e tem maior transmissão nos serviços de saúde. 
 
O Programa Nacional de Imunizações recomenda a ampliação dos públicos aptos a receber a vacina meningocócica C (Conjugada). A partir de agora, trabalhadores da saúde podem se vacinar. A extensão do público-alvo vai até fevereiro de 2023 e tem o objetivo de proteger a população contra a doença meningocócica do sorogrupo C, ampliar as coberturas vacinais e evitar a circulação da doença no país. 
 
O imunizante vacina meningocócica conjugada grupo C faz parte do Calendário Nacional de Vacinação, sendo indicadas duas doses, aos 3 e aos 5 meses de idade e um reforço preferencialmente aos 12 meses de idade. Segundo a nova orientação do Ministério da Saúde, se a criança de até 10 anos não tiver se vacinado, deve tomar uma dose da meningocócica C. Já os trabalhadores de saúde, mesmo com o esquema vacinal completo, podem se vacinar com mais uma dose
 
É contraindicada para pessoas com hipersensibilidade a qualquer componente do produto. Os eventos adversos mais comuns são dor/sensibilidade no local da injeção, febre baixa, dor de cabeça e irritabilidade. Não deve se vacinar se estiver com febre ou gestante. 
 
O Hospital São Paulo por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo disponibilizará a vacina meningocócica conjugada do grupo C para todos os trabalhadores da saúde da instituição
 
Local de vacinação 
Medicina Nuclear 
Andar térreo do Hospital São Paulo 
das 7:30h às 16:00h 
 
Semana 1: 15 a 19 de agosto de 2022 
Semana 2: 29 de agosto a 02 de setembro de 2022 
Trazer os documentos: Carteira de vacinação; Crachá e Cartão do SUS 
 
Comitê de Enfrentamento da Covid-19 e Epidemias - Hospital São Paulo - SPDM - Unifesp   

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela inativa
 
Categoria:

Perda de peso se torna mais ainda mais preocupante quando associada a tumores sólidos – iStock/Getty Images

Perda de peso pode ter relação com o diagnóstico de câncer, diz estudo com participação da Unifesp

Nova estratégia de tratamento reduz inflamação e risco cardiometabólico em adolescentes com obesidade

Abordagem interdisciplinar testada na Unifesp combina aconselhamento clínico, nutricional,...

Fim do conteúdo da página