Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Consumo e descarte conscientes

Publicado: Quinta, 22 de Dezembro de 2022, 18h08 | Última atualização em Segunda, 16 de Janeiro de 2023, 10h11 | Acessos: 11691

Você já ouviu falar sobre 5R? Conhece suas recomendações?

Ouça acima o conteúdo deste artigo.

A política dos 5Rs visa reduzir a geração de resíduos através da mudança de comportamento diante do consumo e na forma como as intituições lidam com os resíduos gerados. Essa política ajuda a termos atitudes mais sustentáveis no nosso estilo de vida.

Os 5Rs, em português, consistem em cinco ações: Recusar, Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Compostar. 

- Recusar todos os produtos de uso único e favorecer compras sem desperdício (como a granel); 
- Reduzir o consumo de mercadorias; 
- Reutilizar (reparar) tudo o que puder; 
- Reciclar qualquer coisa que não possa ser reutilizada; 
- Compostagem todos os resíduos orgânicos (Rot em inglês).Os 5Rs


No campus São Paulo, da Universidade Federal de São Paulo (CSP/Unifesp), além do material essencial como reagentes, materiais de laboratório, dentre outros, os principais gastos são ainda com cartuchos e toners. Até o início de novembro, foram gastos mais de R$ 50 mil reais com os itens citados.

Neste ano de 2022, o campus São Paulo gerou mais de 30 toneladas de resíduos recicláveis e aproximadamente 200 toneladas de resíduos não reciclados.

Outros principais itens que podem ter o consumo reduzido, seria o material de expediente: papel sulfite, envelope, cabos para áudio e copos descartáveis. Ao analisarmos a real necessidade da compra desses e de outros materiais, podemos reduzir o desperdício e poluir menos o meio ambiente.

Precisamos consumir menos, gerar menos resíduos e destinar adequadamente todo resíduo que geramos. Quando os resíduos são destinados de forma inadequada, além de ocupar mais espaço nos aterros sanitários, onera o custo para a administração do campus, e não gera renda para as cooperativas de reciclagem.

Para a destinação final ambientalmente adequada de resíduos de grande volume, equipamentos eletrônicos, ou outros itens que podem possuir logística reversa, a Divisão de Gestão Ambiental do campus São Paulo pode realizar a intermediação. Lembramos que há pontos de coleta de cartuchos e de pilhas e baterias em alguns edifícios do campus São Paulo, como o Octávio de Carvalho, na Rua Botucatu, n° 740.

Caso possua algum item a ser destinado, ou se tiver alguma dúvida sobre a gestão de resíduos, entre em contato conosco abrindo um chamado através do SuaUnifesp ou enviando e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Neste ano de 2022, o campus São Paulo gerou mais de 30 toneladas de resíduos recicláveis e aproximadamente 200 toneladas de resíduos não reciclados.

Até o momento foram pagos aproximadamente R$ 670 mil em taxas de Resíduos Sólidos de Serviços de Saúde; e quase 100 mil reais para a destinação dos resíduos comuns não reciclados.

Veja neste link mais algumas informações sobre a Gestão dos Resíduos gerados no campus São Paulo.

 

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 
Categoria:

Insegurança alimentar atinge 12,5% da população em São Paulo

Inquérito conduzido por docentes da Unifesp revela disparidades socioeconômicas e destaca a...

Redução de morte súbita em pacientes com doença de Chagas com uso de CDI

Pesquisa publicada no JAMA Cardiology, com participação do docente da Unifesp Angelo Amato de...

Mortalidade por câncer supera a de doenças cardiovasculares em 727 municípios no Brasil

Pesquisa revela mudança nas principais causas de mortalidade no Brasil entre 2000 e 2019,...

Estudo revela novos fatores de risco para demência e abre caminhos para prevenção no Brasil

Publicado na revista The Lancet, estudo elaborado por uma comissão da qual a pesquisadora Cleusa Ferri da...

Fim do conteúdo da página