Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Produção científica da Unifesp na área da Covid-19 é apresentada em audiovisual

Publicado: Segunda, 29 de Junho de 2020, 19h41 | Última atualização em Quarta, 08 de Julho de 2020, 17h56 | Acessos: 29053

Instituição vem colaborando com estudos em diferentes áreas do conhecimento

Por José Luiz Guerra

Qual a eficácia de uma vacina contra o coronavírus? Como a pandemia afeta a saúde mental das pessoas? O isolamento social pode ser retratado por meio da arte? Como a tecnologia pode ajudar no monitoramento de casos? E como proteger as populações carentes de contrair a doença? Essas são algumas das perguntas que pesquisadores de todos os campi da Unifesp estão tentando responder por meio da ciência.

Para falar sobre essas pesquisas, o Departamento de Comunicação Institucional da Universidade Federal de São Paulo (DCI/Unifesp) produziu um conteúdo audiovisual que reúne alguns dos principais estudos. Confira:

A reitora da Unifesp, Soraya Smaili, ressalta que a universidade se organizou rapidamente para iniciar os estudos na área da Covid-19, com o engajamento de estudantes, pesquisadores e profissionais capacitados, responsáveis por estudos reconhecidos no mundo todo. "A Unifesp está na linha de frente contra a Covid-19, apresentando respostas e soluções para a população brasileira e para o desenvolvimento econômico, social e humano do nosso país. Esta é a nossa missão!", completa.

Um levantamento, feito pela Coordenadoria de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisas (ProPGPq/Unifesp) e apresentado na reunião ordinária de junho do Conselho Universitário (Consu/Unifesp), indica que a instituição está realizando 89 estudos relacionados à Covid-19 em todos os campi, sendo 10 na Baixada Santista, 10 em Diadema, 1 em Guarulhos, 3 em Osasco, 5 em São José dos Campos, 57 em São Paulo, 1 na Zona Leste e 2 na Reitoria. Boa parte deles (59,6%) são financiados por agências de fomento nacionais e internacionais e 52,8% são desenvolvidos em rede com outras instituições. Essas pesquisas e outras informações referentes à pandemia de Covid-19 estão disponibilizadas na página Unifesp no Enfrentamento da Covid-19. "A Unifesp atua em diversas áreas do conhecimento. No campo da pesquisa e das ações sociais, ela sempre esteve presente, buscando entendimento e soluções, e, dessa forma, contribuindo para o desenvolvimento do Brasil", comenta a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da Unifesp, Lia Bittencourt.

Pesquisa nas IFES

Não é apenas a Unifesp que tem se movimentado para entender e combater a Covid-19. As universidades federais são responsáveis por mais de 800 pesquisas na área, fato que comprova a importância da universidade pública na busca e solução dos problemas da sociedade. Essas iniciativas incluem também ações de conscientização da população e produção de materiais, como álcool em gel e equipamentos de proteção individual.

 

 

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Categoria:

Insegurança alimentar atinge 12,5% da população em São Paulo

Inquérito conduzido por docentes da Unifesp revela disparidades socioeconômicas e destaca a...

Redução de morte súbita em pacientes com doença de Chagas com uso de CDI

Pesquisa publicada no JAMA Cardiology, com participação do docente da Unifesp Angelo Amato de...

Mortalidade por câncer supera a de doenças cardiovasculares em 727 municípios no Brasil

Pesquisa revela mudança nas principais causas de mortalidade no Brasil entre 2000 e 2019,...

Estudo revela novos fatores de risco para demência e abre caminhos para prevenção no Brasil

Publicado na revista The Lancet, estudo elaborado por uma comissão da qual a pesquisadora Cleusa Ferri da...

Fim do conteúdo da página