Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Projeto Adole-sendo produz histórias em quadrinhos para debater preconceitos sobre a adolescência

Publicado: Quarta, 01 de Fevereiro de 2023, 17h21 | Última atualização em Terça, 23 de Maio de 2023, 14h30 | Acessos: 12486

Jovenilda, personagem principal das histórias, foi inspirada em aluna negra e moradora da periferia de São Paulo

Clique acima para escutar este conteúdo.

O “Projeto Adole-sendo” da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPMUnifesp), coordenado por Sabine Pompeia, docente do Departamento de Psicobiologia da EPM, é responsável por produzir histórias em quadrinhos em parceria com o quadrinista e professor da rede municipal de São Paulo Marcos Roberto da Silva Moreira com o intuito de divulgar as descobertas científicas que vêm sendo desenvolvidas pelo grupo de pesquisa e, assim, debater preconceitos relacionados à adolescência. As HQ’s da Jovenilda podem ser lidas no portal Adole-sendo, que tem conteúdos específicos para adolescentes, pais, professores e pesquisadores.

O objetivo é que as HQ’s sirvam de ferramenta para que os adolescentes entendam mais sobre si próprios e, possivelmente, ajudem a iniciar conversas entre eles e os adultos sobre sentimentos e comportamentos típicos desse período da vida. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a adolescência se dá entre os 10 e os 19 anos de idade.

 

Projeto Adole-sendo

 

logo adolesendo 270x300

 

O Projeto Adole-sendo foca na maturação comportamental no início da adolescência (fase em que ocorre a transição puberal) e investiga como essa maturação se relacionam com fatores bio-psico-sociais (desenvolvimento puberal, estresse, saúde, ambiente, entre outros), ou seja, saúde física/mental e aspectos da vida pregressa.

É financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa (Afip). As pesquisas são desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação em Psicobiologia da Unifesp e envolve uma equipe de mais de 20 pesquisadores, graduandos e pós-graduandos de diversas universidades do Brasil e do exterior, bem como pessoal de apoio técnico.

  

Quem é a Jovenilda?

A personagem central das HQs é a Jovenilda, que está no nono ano do Ensino Fundamental. Todas as suas características (físicas e de personalidade) foram escolhidas por um grupo de adolescentes que ajudaram a criá-la durante a pandemia da Covid-19 e que, na época, estavam vinculados à Escola Municipal de Ensino Fundamental Joaquim Osório Duque Estrada, zona leste de São Paulo.

Negra e moradora da periferia de São Paulo, Jovenilda representa boa parte dos jovens brasileiros. Assim, ela e sua turma se mostraram ideais para ajudar os cientistas a divulgar o que estavam descobrindo nos laboratórios, além de também dar voz às meninas.

 

jovenilda

Personagem Jovenilda. Imagem: Adole-sendo/Divulgação

 

Nova etapa

Agora, Marcos e Sabine estão desenvolvendo novas narrativas para os quadrinhos, com foco nas descobertas científicas do grupo de pesquisa da Unifesp. Alguns desses temas surgiram em conversas com os estudantes, mas a maior parte tenta aliar conhecimentos científicos do dia a dia dos jovens para discutir conceitos preestabelecidos sobre essa fase da vida que, muitas vezes, não têm base científica.

 

Fonte: Agência Fapesp. Para acessar o texto na íntegra, clique aqui.

 

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 
Categoria:

Insegurança alimentar atinge 12,5% da população em São Paulo

Inquérito conduzido por docentes da Unifesp revela disparidades socioeconômicas e destaca a...

Redução de morte súbita em pacientes com doença de Chagas com uso de CDI

Pesquisa publicada no JAMA Cardiology, com participação do docente da Unifesp Angelo Amato de...

Mortalidade por câncer supera a de doenças cardiovasculares em 727 municípios no Brasil

Pesquisa revela mudança nas principais causas de mortalidade no Brasil entre 2000 e 2019,...

Estudo revela novos fatores de risco para demência e abre caminhos para prevenção no Brasil

Publicado na revista The Lancet, estudo elaborado por uma comissão da qual a pesquisadora Cleusa Ferri da...

Fim do conteúdo da página