Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Reforma da Biblioteca do Campus São Paulo inicia obras com apoio da Lei Rouanet - faça a sua doação

Publicado: Sexta, 13 de Dezembro de 2019, 10h38 | Última atualização em Quinta, 06 de Agosto de 2020, 17h02 | Acessos: 39565

Local será transformado no Centro Cultural em Saúde. Doações de pessoas físicas são importantes e devem ser realizadas em dezembro

A Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo (FapUnifesp) já assinou com a construtora Scopus a ordem de início das obras de reforma da antiga Biblioteca de Referência Médica da Unifesp (Bireme), um dos mais importantes acervos de medicina do hemisfério sul.

A biblioteca será completamente reformada e dará espaço não apenas ao acervo de livros e revistas (com quase um milhão de títulos), mas a ambientes de exposição e divulgação científica, novas áreas de consulta e estudo, um auditório, café e livraria, tornando-se um Centro Cultural com objetivo de fomentar o interesse e o debate nos temas de saúde e bem-estar da população. O local também irá abrigar acervos como os do Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde (CEHFI) e do Projeto Xingu, além de atividades do recém-criado Instituto de Estudos Avançados e Convergentes da Unifesp (IEAC).

A reestruturação foi concebida pela Pró-Reitoria de Planejamento (ProPlan) em parceria com o Campus São Paulo, e o projeto executivo desenvolvido pelas empresas MHA Engenharia e Base Urbana Arquitetura. A reforma incluirá todas as infraestruturas para climatização adequada, proteção contra incêndios e acessibilidades, com modernização completa da rede elétrica e de computadores.

A obra tem valor contratado de R$ 14,5 milhões de reais, e a captação em 2018 atingiu R$ 4,1 milhões, com previsão de valor igual ou superior para 2019. O cronograma para a execução das atividades é de 12 meses. A Scopus é a construtora que atualmente realiza a obra do Campus Osasco, e também foi responsável pela execução da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin na Universidade de São Paulo (USP). As empresas patrocinadoras que têm aportado recursos na Lei Rouanet, até o momento, são: Johnson & Johnson, Fleury, Aché e Bradesco Saúde.

O Campus São Paulo conta com um grupo de trabalho para a captação junto a pessoas jurídicas, coordenado por David Pares, chefe do Departamento de Obstetrícia da Unifesp. Doações de pessoas físicas também são importantes e permitem o abatimento integral do valor doado, em até 6% do imposto de renda devido.

Mais informações no link.

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Categoria:

Insegurança alimentar atinge 12,5% da população em São Paulo

Inquérito conduzido por docentes da Unifesp revela disparidades socioeconômicas e destaca a...

Redução de morte súbita em pacientes com doença de Chagas com uso de CDI

Pesquisa publicada no JAMA Cardiology, com participação do docente da Unifesp Angelo Amato de...

Mortalidade por câncer supera a de doenças cardiovasculares em 727 municípios no Brasil

Pesquisa revela mudança nas principais causas de mortalidade no Brasil entre 2000 e 2019,...

Estudo revela novos fatores de risco para demência e abre caminhos para prevenção no Brasil

Publicado na revista The Lancet, estudo elaborado por uma comissão da qual a pesquisadora Cleusa Ferri da...

Fim do conteúdo da página