Inquérito conduzido por docentes da Unifesp revela disparidades socioeconômicas e destaca a...
Professor da EPM é eleito membro da Sigma Xi
Marcelo Briones fará parte da sociedade que tem 200 prêmios Nobel entre seus 100 mil membros associados
Clique acima para ouvir o conteúdo deste texto.
Por Loane Carvalho
O docente Marcelo Briones, pesquisador do Centro de Bioinformática Médica da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM/Unifesp) foi eleito membro da Sigma Xi, The Scientific Research Honor Society, a maior sociedade de honra à pesquisa geral do mundo, fundada em 1886, na Universidade de Cornell, Estados Unidos.
"Fazer parte da Sigma Xi é uma grande honra dado o calibre de membros históricos dessa sociedade. É uma distinção especial, pois é uma escolha por indicação dos pares em reconhecimento às descobertas feitas pelo meu grupo de pesquisa, com especial menção aos meus estudantes de pós-graduação e graduação e TAEs que participaram dos trabalhos", enfatizou Briones.
Imagem: Arquivo Pessoal
A associação à Sigma Xi é feita apenas por indicação. Indivíduos selecionados que demonstraram potencial como pesquisadores são convidados a aderir como membros associados. A adesão plena é conferida àqueles que demonstraram conquistas notáveis em pesquisa.
Ao longo da distinta história da Sociedade, mais de 200 membros ganharam o Prêmio Nobel e muitos outros foram eleitos para a Academia Nacional de Ciências e para a Academia Nacional de Engenharia. Os membros da Sociedade são membros plenos ou associados com base nas realizações ou potencial da pesquisa.
Além de publicar a revista American Scientist , a Sigma Xi fornece subsídios anualmente para jovens pesquisadores promissores e patrocina uma variedade de programas que apoiam a ética na pesquisa, ciência e educação em engenharia, a compreensão pública da ciência, a cooperação internacional em pesquisa e a saúde geral da empresa de pesquisa.
Formação e atuação
Marcelo Briones possui bacharelado e licenciatura em Biologia pela Universidade de São Paulo (USP). Fez mestrado pela Universidade de São Paulo e doutorado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp, 1994) e Pós-doutorado pela New York University (EUA) (1994-1996). É professor da Unifesp e foi pesquisador internacional do Howard Hughes Medical Institute (EUA) (2000-2005). Tem experiência na área de Genômica e Biologia Molecular, com ênfase em processos evolutivos e bioinformática. Participou como investigador principal do projeto genoma da Xylella fastidiosa da Fapesp, foi coordenador de centro de sequenciamento no projeto genoma humano do câncer (Fapesp e Instituto Ludwig) e do transcriptoma do cérebro epilético. É membro titular da Academia de Ciências do Estado de São Paulo, Life Fellow do Galton Institute (Reino Unido), e foi membro do comitê gestor da iniciativa brasileira de medicina de precisão (BIPMED). É editor associado de bioinformática e biologia computacional do periódico "Frontiers in Genetics".
Pesquisa publicada no JAMA Cardiology, com participação do docente da Unifesp Angelo Amato de...
Pesquisa revela mudança nas principais causas de mortalidade no Brasil entre 2000 e 2019,...
Publicado na revista The Lancet, estudo elaborado por uma comissão da qual a pesquisadora Cleusa Ferri da...
Redes Sociais