Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

“Uma das semanas mais intensas da minha vida”: doutorando em Oftalmologia da EPM participa de evento com laureados do Prêmio Nobel

Publicado: Terça, 04 de Julho de 2023, 10h54 | Última atualização em Segunda, 31 de Julho de 2023, 10h14 | Acessos: 5645

 Evento reúne os mais promissores pesquisadores do mundo e vencedores do Prêmio Nobel

Clique acima para ouvir o conteúdo deste artigo.

O doutorando Gustavo Rosa Gameiro, do Programa de Pós-graduação em Oftalmologia da Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (EPM/Unifesp), um dos 635 jovens cientistas selecionados para participar do 72º Lindau Nobel Laureate Meeting, contou à equipe do ComunicaSP como foi sua experiência no evento internacional, que ocorreu no período de 25 a 30 de junho de 2023 na cidade de Lindau, na Alemanha.

 

Gustavo e laureados Nobel

Gustavo Gameiro com Frances Arnold, vencedora do Prêmio Nobel de Química em 2018, e Richard Roberts, vencedor do Prêmio Nobel de Medicina em 1993. Imagens: Arquivo Pessoal

 

Experiência privilegiada e o “espírito de Lindau”

“Nessa última semana, tive o privilégio de participar da 72ª Lindau Nobel Laureate Meeting na simpática ilha de Lindau, na Alemanha. Já na cerimônia de abertura, falou-se muito do ‘espírito de Lindau’ que nos acompanharia durante a semana e, de fato, foi uma das semanas mais intensas da minha vida.

Essa edição foi dedicada à Fisiologia e Medicina e foi a mais diversa até então: jovens cientistas de 89 países e mais de 40 laureados com o prêmio Nobel reunidos para discutir ciência e soluções para problemas globais. Os temas centrais nesse ano foram a diversidade, mudanças climáticas e inteligência artificial. 

No entanto, acredito que o mais importante é o incentivo à conexão entre gerações e mentes brilhantes de diferentes backgrounds. O formato da reunião é bem diferente dos tradicionais eventos científicos que estamos acostumados, envolvendo, inclusive, troca de experiências em pequenos grupos, almoços, caminhadas e jantares com os laureados. 

Estou muito empolgado em continuar minha trajetória na ciência! Acredito fortemente que, como médicos e pesquisadores, temos a responsabilidade de impactar a sociedade e lutar por um futuro melhor. Juntos, colaborando, podemos desafiar paradigmas e o status quo buscando soluções inovadoras para problemas globais!” 

 

{gallery cols=4 alignment="center"}CSP/USER/Jornalista_-_Loane/Gustavo-evento-Landau{/gallery}

Imagens: Arquivo Pessoal

 

Gustavo é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2019) com especialização em Educação na Saúde (2019-2020), pela mesma instituição. Atualmente, é aluno de doutorado do Departamento de Oftalmologia e Ciências Visuais da Escola Paulista de Medicina - EPM/Unifesp (2020-), sob orientação dos docentes Paulo Schor e Tammy Osaki. Lemann Fellow em parceria com o Instituto da Visão – Ipepo para realizar, em 2023, nos EUA, pesquisa em inovação em ciências visuais, inteligência artificial e realidade aumentada. Realiza ainda pesquisas em demografia médica em parceria com o Departamento de Medicina Preventiva da FMUSP e em educação médica no Centro de Desenvolvimento de Educação Médica (Cedem-FMUSP). Atualmente é Jr Faculty do Curso de Especialização em Educação na Saúde do Cedem-FMUSP e jovem líder da Academia Nacional de Medicina (2023-2028).  Outras informações, clique aqui.

 

 

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 
Categoria:

Insegurança alimentar atinge 12,5% da população em São Paulo

Inquérito conduzido por docentes da Unifesp revela disparidades socioeconômicas e destaca a...

Redução de morte súbita em pacientes com doença de Chagas com uso de CDI

Pesquisa publicada no JAMA Cardiology, com participação do docente da Unifesp Angelo Amato de...

Mortalidade por câncer supera a de doenças cardiovasculares em 727 municípios no Brasil

Pesquisa revela mudança nas principais causas de mortalidade no Brasil entre 2000 e 2019,...

Estudo revela novos fatores de risco para demência e abre caminhos para prevenção no Brasil

Publicado na revista The Lancet, estudo elaborado por uma comissão da qual a pesquisadora Cleusa Ferri da...

Fim do conteúdo da página