Inquérito conduzido por docentes da Unifesp revela disparidades socioeconômicas e destaca a...
“Uma das semanas mais intensas da minha vida”: doutorando em Oftalmologia da EPM participa de evento com laureados do Prêmio Nobel
Evento reúne os mais promissores pesquisadores do mundo e vencedores do Prêmio Nobel
Clique acima para ouvir o conteúdo deste artigo.
O doutorando Gustavo Rosa Gameiro, do Programa de Pós-graduação em Oftalmologia da Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (EPM/Unifesp), um dos 635 jovens cientistas selecionados para participar do 72º Lindau Nobel Laureate Meeting, contou à equipe do ComunicaSP como foi sua experiência no evento internacional, que ocorreu no período de 25 a 30 de junho de 2023 na cidade de Lindau, na Alemanha.
Gustavo Gameiro com Frances Arnold, vencedora do Prêmio Nobel de Química em 2018, e Richard Roberts, vencedor do Prêmio Nobel de Medicina em 1993. Imagens: Arquivo Pessoal
Experiência privilegiada e o “espírito de Lindau”
“Nessa última semana, tive o privilégio de participar da 72ª Lindau Nobel Laureate Meeting na simpática ilha de Lindau, na Alemanha. Já na cerimônia de abertura, falou-se muito do ‘espírito de Lindau’ que nos acompanharia durante a semana e, de fato, foi uma das semanas mais intensas da minha vida.
Essa edição foi dedicada à Fisiologia e Medicina e foi a mais diversa até então: jovens cientistas de 89 países e mais de 40 laureados com o prêmio Nobel reunidos para discutir ciência e soluções para problemas globais. Os temas centrais nesse ano foram a diversidade, mudanças climáticas e inteligência artificial.
No entanto, acredito que o mais importante é o incentivo à conexão entre gerações e mentes brilhantes de diferentes backgrounds. O formato da reunião é bem diferente dos tradicionais eventos científicos que estamos acostumados, envolvendo, inclusive, troca de experiências em pequenos grupos, almoços, caminhadas e jantares com os laureados.
Estou muito empolgado em continuar minha trajetória na ciência! Acredito fortemente que, como médicos e pesquisadores, temos a responsabilidade de impactar a sociedade e lutar por um futuro melhor. Juntos, colaborando, podemos desafiar paradigmas e o status quo buscando soluções inovadoras para problemas globais!”
{gallery cols=4 alignment="center"}CSP/USER/Jornalista_-_Loane/Gustavo-evento-Landau{/gallery}
Imagens: Arquivo Pessoal
Gustavo é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2019) com especialização em Educação na Saúde (2019-2020), pela mesma instituição. Atualmente, é aluno de doutorado do Departamento de Oftalmologia e Ciências Visuais da Escola Paulista de Medicina - EPM/Unifesp (2020-), sob orientação dos docentes Paulo Schor e Tammy Osaki. Lemann Fellow em parceria com o Instituto da Visão – Ipepo para realizar, em 2023, nos EUA, pesquisa em inovação em ciências visuais, inteligência artificial e realidade aumentada. Realiza ainda pesquisas em demografia médica em parceria com o Departamento de Medicina Preventiva da FMUSP e em educação médica no Centro de Desenvolvimento de Educação Médica (Cedem-FMUSP). Atualmente é Jr Faculty do Curso de Especialização em Educação na Saúde do Cedem-FMUSP e jovem líder da Academia Nacional de Medicina (2023-2028). Outras informações, clique aqui.
Pesquisa publicada no JAMA Cardiology, com participação do docente da Unifesp Angelo Amato de...
Pesquisa revela mudança nas principais causas de mortalidade no Brasil entre 2000 e 2019,...
Publicado na revista The Lancet, estudo elaborado por uma comissão da qual a pesquisadora Cleusa Ferri da...
Redes Sociais