Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Pesquisa com participação de professora da EPM revela fatores preditivos para o desempenho no triatlo Ironman 70.3

Publicado: Quarta, 19 de Julho de 2023, 12h17 | Última atualização em Segunda, 31 de Julho de 2023, 10h19 | Acessos: 5130

Novo estudo revela que corrida e ciclismo são mais determinantes para o desempenho geral de triatletas Ironman 70.3 do que a natação.

Clique acima para ouvir o conteúdo deste artigo.

O estudo, publicado Scientific Reports, uma das revistas da Nature Publishing Group, contou com a participação da pesquisadora Marilia Andrade, do Departamento de Fisiologia, Disciplina de Neurofisiologia e Fisiologia do Exercício da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp) e orientadora dos programas de pós-graduação: Ciências da Saúde Aplicada ao Esporte e à Atividade Física e Medicina Translacional.

ironman2Fonte: TriSport

 

A pesquisa lançou luz sobre os fatores que contribuem para o desempenho geral em triatletas Ironman 70.3. Intitulado "Previsão do desempenho geral em triatletas do grupo etário Ironman 70.3 através das disciplinas divididas", foi conduzido por uma equipe de pesquisadores liderada por Pantelis Theodoros Nikolaidis.

O triatlo é um evento multiesportivo que combina natação, ciclismo e corrida. Diferentes distâncias de triatlo são disputadas, e o Ironman 70.3 é uma delas, envolvendo 1,9 km de natação, 90 km de ciclismo e 21,1 km de corrida.

Até o momento, sabia-se que o desempenho na corrida era o fator mais decisivo no triatlo de distância olímpica, e o desempenho no ciclismo era o mais importante no triatlo Ironman de distância completa. No entanto, não havia conhecimento sobre o Ironman 70.3. Esta pesquisa teve como objetivo determinar qual disciplina é mais crucial para os atletas do grupo etário no Ironman 70.3, considerando competições entre 2004 e 2020, totalizando 787 corridas Ironman 70.3. Foram analisados um total de 823.459 atletas (198.066 mulheres e 625.393 homens) de 240 países diferentes, registrados em grupos etários de 5 anos, de 18 a 75+ anos.

Os pesquisadores aplicaram análises de correlação, regressão linear múltipla e análise de variância de duas vias, considerando p < 0,05. Não foram encontradas diferenças na análise de regressão entre as contribuições dos tempos de natação, ciclismo e corrida para todos os grupos etários. No entanto, a análise de correlação mostrou associações mais fortes dos tempos de ciclismo e corrida do que dos tempos de natação com os tempos gerais da corrida, e uma diferença menor no desempenho na natação entre homens e mulheres nos grupos etários a partir dos 50 anos.

Os resultados indicaram que, para triatletas do grupo etário competindo no Ironman 70.3, a corrida e o ciclismo foram mais preditivos do que a natação para o desempenho geral da corrida. Também foi observada uma redução progressiva na diferença de desempenho entre homens e mulheres a partir dos 50 anos. Essas informações podem auxiliar triatletas e treinadores no planejamento de suas táticas de corrida em um evento Ironman 70.3.

Link para o artigo completo: Nature

 

 

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela inativa
 
Categoria:

Insegurança alimentar atinge 12,5% da população em São Paulo

Inquérito conduzido por docentes da Unifesp revela disparidades socioeconômicas e destaca a...

Redução de morte súbita em pacientes com doença de Chagas com uso de CDI

Pesquisa publicada no JAMA Cardiology, com participação do docente da Unifesp Angelo Amato de...

Mortalidade por câncer supera a de doenças cardiovasculares em 727 municípios no Brasil

Pesquisa revela mudança nas principais causas de mortalidade no Brasil entre 2000 e 2019,...

Estudo revela novos fatores de risco para demência e abre caminhos para prevenção no Brasil

Publicado na revista The Lancet, estudo elaborado por uma comissão da qual a pesquisadora Cleusa Ferri da...

Fim do conteúdo da página