Inquérito conduzido por docentes da Unifesp revela disparidades socioeconômicas e destaca a...
Pesquisa inédita da EPM/Unifesp estuda complicações vasculares em pacientes com Covid-19
Disciplina de Cirurgia Vascular investiga a relação dos casos graves da doença com alterações nos vasos sanguíneos
Por Paula Garcia
Desde o começo da pandemia de coronavírus no Brasil, pacientes internados no Hospital São Paulo (HSP/HU Unifesp) para tratamento da doença causada pelo vírus também têm relatado complicações no sistema vascular. Verificando a ausência de trabalhos científicos publicados nessa área, pesquisadores da Disciplina de Cirurgia Vascular da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp), coordenados pelos docentes Luis Carlos Uta Nakano e Jorge Eduardo de Amorim, iniciaram um estudo para relacionar as duas enfermidades.
“Mantendo o padrão da Unifesp em sempre atuar na vanguarda das pesquisas, formatamos esse trabalho inédito na literatura que trata especificamente das complicações vasculares nos pacientes graves de covid-19, e correlacioná-las com diversos fatores clínicos e terapêuticos que possam influenciar na evolução desses casos”, explica Nakano.
O estudo é prospectivo observacional e já conta com 50 participantes que estão internados nas unidades de terapia intensiva do HSP/HU Unifesp diagnosticados positivamente com a Covid-19. No momento estão sendo verificadas a existência de complicações vasculares que possam influenciar na evolução clínica e desfechos desfavoráveis.
Devido à urgência dos temas relacionados ao coronavírus, o grupo fará um relato dos resultados parciais alcançados e continuarão com a pesquisa em cima de dados nacionais, obtidos para uma maior compreensão deste comportamento.
Pesquisa publicada no JAMA Cardiology, com participação do docente da Unifesp Angelo Amato de...
Pesquisa revela mudança nas principais causas de mortalidade no Brasil entre 2000 e 2019,...
Publicado na revista The Lancet, estudo elaborado por uma comissão da qual a pesquisadora Cleusa Ferri da...
Redes Sociais