Inquérito conduzido por docentes da Unifesp revela disparidades socioeconômicas e destaca a...
Unifesp e a Somos CIEE lançam edital para oferta de bolsas para estudantes com deficiência
Voltada para estudantes de graduação da Unifesp, ação inédita na universidade concederá 20 bolsas de R$ 600 mensais por até cinco anos
Clique acima para ouvir o conteúdo deste artigo.
A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Políticas Afirmativas (Praepa) e a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Unifesp divulgaram o edital 403/2023 para a seleção de estudantes para as bolsas de permanência vinculadas ao acordo de cooperação firmado entre a associação SOMOS CIEE, o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e a Unifesp.
O objetivo é selecionar estudantes com deficiência em situação de vulnerabilidade socioeconômica de cursos de graduação presenciais da Unifesp, visando à promoção da permanência na universidade e à capacitação para o mercado de trabalho mediante a participação em programas de formação realizados pelo CIEE e ações extensionistas. “Não tínhamos nenhum programa de apoio financeiro exclusivo para esse público, que enfrenta diversas barreiras no ensino superior e apresenta elevados índices de evasão. Por ter duração de até cinco anos, a bolsa pode ajudar a mudar esse cenário”, explica Marina Dias, docente da Unifesp e Diretora de Políticas Afirmativas na Praepa.
Podem se inscrever estudantes com deficiência regularmente matriculados(as) em cursos de graduação presenciais da Unifesp. As inscrições podem ser realizadas até o dia 20 de agosto pelo formulário disponível neste link. A prioridade será dada aos(às) estudantes com deficiência em situação de vulnerabilidade socioeconômica ingressantes em cursos de graduação presenciais na Unifesp em 2023, mas poderão ser contemplados(as) estudantes ingressantes em outros anos se houver disponibilidade de bolsas. Serão disponibilizadas vinte bolsas no valor de R$ 600,00 por mês, reajustadas anualmente pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA/IBGE), durante o período em que os(as) estudantes estiverem em curso até, no máximo, cinco anos.
De acordo com Rodrigo Nader, Diretor Institucional e Operacional da Somos CIEE, essa é a primeira parceria dessa natureza com uma universidade federal. “Estamos contentes em contribuir com essa iniciativa pioneira que viabiliza a permanência de estudantes sem rede de apoio financeiro dentro do sistema do ensino superior”, conta.
Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. Acesse aqui o edital para mais informações.
Pesquisa publicada no JAMA Cardiology, com participação do docente da Unifesp Angelo Amato de...
Pesquisa revela mudança nas principais causas de mortalidade no Brasil entre 2000 e 2019,...
Publicado na revista The Lancet, estudo elaborado por uma comissão da qual a pesquisadora Cleusa Ferri da...
Redes Sociais