O Cine Debate é uma atividade proposta pela EPE e EPM e compõe a Semana da Consciência Negra...
CeHFi comemora 25 anos com seminário especial
Evento marcou a importância do Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde para a EPM - Unifesp
O Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde (CeHFi) celebrou seu 25º aniversário em um evento realizado no dia 12 de junho de 2024, no Anfiteatro C (Nylceo Marques de Castro). O CeHFi, que é um órgão complementar do Campus São Paulo, associado academicamente à Escola Paulista de Medicina (EPM), tem sido um pilar de desenvolvimento humano e científico, promovendo atividades de pesquisa, ensino e extensão no campo das humanidades em interface com a área da saúde desde sua fundação, em 1999.
O evento contou com a presença de figuras importantes da universidade. Na abertura, estiveram presentes a reitora da Unifesp, Raiane Patrícia Severino Assumpção, o diretor do Campus São Paulo, Ramiro Anthero de Azevedo, o diretor da Escola Paulista de Medicina, Magnus R. Dias da Silva, e a diretora da Escola Paulista de Enfermagem, Janine Schirmer. Eles discutiram a importância do CeHFi para a EPM, EPE e toda a Unifesp.
Após a abertura, a primeira mesa temática, intitulada “A História e a Literatura nos 25 anos do CeHFi”, contou com a presença de Ana Nemi, professora da Escola De Filosofia, Letras E Ciências Humanas da Unifesp (EFLCH-Campus Guarulhos), que falou sopbre a importância acervo histórico do CeHFi para a história da EPM. Logo após, Afonso Neves, professor do Departamento de Neurologia, explorou a história da medicina na EPM e, por fim, Rafael Ruiz, professor da EFLCH, destacou o trabalho do Laboratório de Humanidades (LabHum) do CeHFi, vencedor do Prêmio Viva Leitura de 2015.
A programação também incluiu uma sessão de homenagens a Mercedes de Oliveira Neto, Dr. Valdir Reginato, Dra. Maria Auxiliadora Craice De Benedetto e Dra. Fabiola Holanda Barbosa Fernandez, reconhecendo suas contribuições ao longo dos anos.
A mesa de encerramento, intitulada "Os 25 anos do CeHFi: humanidades e humanização em saúde", foi conduzida pelo Diretor do CeHFi, Dante Gallian, que discutiu o papel crucial do Centro no desenvolvimento das humanidades em saúde. Também fizeram parte do debate Nádia Vieira, que falou sobre saúde e espiritualidade, e Yuri Bittar, que abordou o olhar sobre a humanização.
O CeHFi continua a promover atividades de pesquisa, ensino e extensão nas humanidades aplicadas à saúde. Suas iniciativas, apoiadas por instituições como FAPESP, CAPES, CNPq e King’s College London, têm sido fundamentais na preservação e divulgação da memória da EPM e na promoção de um cuidado mais humanizado.
O evento está disponível na íntegra no canal do CeHFi no YouTube.
Cursos oferecidos pela Escola Paulista de Medicina e Escola Paulista de Enfermagem conquistaram...
O prêmio tem como objetivo reconhecer, incentivar e inspirar mulheres na ciência e na medicina no...
A programação prevê um dia especial com atividades presenciais para servidores(as) técnicos(as) e...
Redes Sociais