Inquérito conduzido por docentes da Unifesp revela disparidades socioeconômicas e destaca a...
Discente da EPM/Unifesp recebe prêmio em evento da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular
Miguel Garcia, estudante de Tecnologia em Informática em Saúde, desenvolve o trabalho no Laboratório de Biologia Molecular de Patógenos do DMIP
Ouça acima o conteúdo deste artigo.
O aluno Miguel Antonio do Nascimento Garcia, graduando do curso de Tecnologia em Informática em Saúde da Escola Paulista de Medicina, da Universidade Federal de São Paulo (EPM/Unifesp), recebeu o prêmio de melhor pôster na 52ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq).
De 3 a 6 de junho, a SBBq promoveu o evento em Águas de Lindóia, São Paulo. O encontro foi marcado pela apresentação de trabalhos de diversas áreas do conhecimento, envolvendo alunos da graduação e pós-graduação de Universidades do Brasil inteiro.
O trabalho de iniciação cientifica intitulado "YEATS Domains: Identification and Characterization in Leishmania mexicana", apresentado no formato de pôster, sob a orientação de Nilmar Moretti, docente do Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia (DMIP) da EPM/Unifesp, e financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), vem sendo desenvolvido no Laboratório de Biologia Molecular de Patógenos do DMIP.
Imagem: Arquivo Pessoal
“Participar da SBBq para mim foi uma experiência incrível, ali foi onde eu vi todos motivos pelo qual eu escolhi a ciência, ter contato com outros pesquisadores, conversar e divulgar o meu projeto, assistir palestras de pesquisadores incríveis, tudo isso foi fundamental para minha carreira científica e espero sempre manter esse espírito”, relata Miguel.
O projeto tem como objetivo a caracterização de dois genes previamente identificados em Leishmania mexicana, que desempenham papéis na maquinaria de crotonilação, uma modificação pós-traducional. Essa modificação é descrita como reguladora de processos fundamentais em outros patógenos. A elucidação do papel desses genes nesse patógeno específico tem o potencial de abrir portas para futuros alvos terapêuticos e vacinais, além de aprimorar o conhecimento dos mecanismos de adaptação e regulação gênica em Leishmania mexicana.
Pesquisa publicada no JAMA Cardiology, com participação do docente da Unifesp Angelo Amato de...
Pesquisa revela mudança nas principais causas de mortalidade no Brasil entre 2000 e 2019,...
Publicado na revista The Lancet, estudo elaborado por uma comissão da qual a pesquisadora Cleusa Ferri da...
Redes Sociais