Inquérito conduzido por docentes da Unifesp revela disparidades socioeconômicas e destaca a...
Curso de Empreendedorismo Sênior da EPM/Unifesp realiza apresentação de encerramento
Apresentações foram realizadas no formato de um Pitch Day
Clique acima para ouvir o conteúdo abaixo.
A Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM/Unifesp) promoveu, na segunda-feira, dia 8 de maio, o encerramento do curso Empreendedorismo, Inovação e Longevidade, realizado pela Disciplina de Geriatria e pelo Departamento de Informática em Saúde (DIS/EPM). O evento aconteceu no formato virtual e contou com a participação de mais de 50 pessoas. O objetivo do encontro foi apresentar as soluções inovadoras desenvolvidas durante o curso.
"O curso fomenta soluções inovadoras para a economia prateada, desenvolvidas por pessoas idosas que vivenciam os problemas dos 50+, o que pode agregar muito valor às soluções geradas."
A finalidade do curso foi inserir de forma prática as participantes no cenário da inovação e do desenvolvimento de novos negócios, preparando-as para conhecer e interagir com o mercado, bem como para estruturação de um novo negócio com a finalidade de geração de renda por meio de mentoria especializada em Inovação e em Geriatria e Gerontologia/Longevidade. Teve duração de oito meses com encontros semanais. Já é ministrado para cursos de graduação, de pós-graduação e para pesquisadores da instituição e foi adaptado para esse grupo.
Alunas apresentando projetos e soluções
"O curso possibilita um recomeço para pessoas que já se aposentaram e que desejam se reinventar para gerar renda e ter uma vida mais ativa após aposentadoria"
As participantes conheceram o universo do empreendedorismo e da inovação e aplicaram ferramentas e metodologias atuais, como Design Thinking, Business Canvas, entre outras que auxiliam o empreendedor a estruturar um modelo de negócio. Elas ainda receberam convidados de startups e de empresas do mercado e participaram de uma atividade prática, repleta de desafios, que foi desde a concepção de uma ideia inovadora, até o protótipo de um produto ou serviço.
Ao longo da jornada as participantes desenvolveram cinco projetos que fazem sentido às suas vidas, teceram uma rede de relacionamento que as auxiliarão na materialização do negócio, por meio da conexão entre pessoas e as ferramentas disponíveis:
⦁ Metrô Fácil
⦁ Comfy Style: Vestindo a melhor versão de si mesma
⦁ Festival das Celebridades: aqui a principal estrela é você!
⦁ Agitaidoso
⦁ Neto de Aluguel
Projetos apresentados
Durante o evento on-line, o problema escolhido e a proposta inovadora encontrada foram apresentados a uma banca de especialistas, por meio de um pitch. A banca foi composta por Fabiana Almeida (Founder & CEO TechBalance), Fernando Potsch (CEO Seniortech Venture), Fabio Ota (Founder & CEO ISGAME), Paulo Humaitá (Founder & CEO Aceleradora Bluefields) e Monica Perracini (Consultora Técnica da Organização Mundial da Saúde na OMS - Professora e Pesquisadora - Universidade Cidade de São Paulo).
Pesquisa publicada no JAMA Cardiology, com participação do docente da Unifesp Angelo Amato de...
Pesquisa revela mudança nas principais causas de mortalidade no Brasil entre 2000 e 2019,...
Publicado na revista The Lancet, estudo elaborado por uma comissão da qual a pesquisadora Cleusa Ferri da...
Redes Sociais