Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Artigos para Análise > Pitch Day: Inovação e empreendedorismo na área da saúde
Início do conteúdo da página

Pitch Day: Inovação e empreendedorismo na área da saúde

Publicado: Quarta, 26 de Fevereiro de 2025, 15h11 | Última atualização em Quinta, 06 de Março de 2025, 19h11 | Acessos: 2

Evento online reúne estudantes e especialistas para apresentar soluções inovadoras em saúde e discutir desafios do setor

No dia 21 de fevereiro de 2025, a disciplina "Empreendedorismo e Inovação em Saúde", parte da grade do curso de Tecnologias de Informática em Saúde da Unifesp, realizou seu Pitch Day em formato online.

pitch day linda.PNG


O evento marcou o encerramento de 17 semanas de aprendizado intenso, nas quais os alunos trabalharam de forma colaborativa para desenvolver soluções inovadoras para desafios reais do setor de saúde. Utilizando metodologias como Design Thinking e Business Model Canvas, eles passaram por etapas de imersão, ideação, prototipagem e validação. Além do desenvolvimento técnico, o processo estimulou habilidades essenciais, como comunicação eficaz, trabalho em equipe, criatividade e resiliência. A jornada também foi marcada pela construção de um mindset empreendedor e pela confiança no impacto positivo de suas ideias. No encerramento, os participantes apresentaram seus projetos em um pitch, para uma banca avaliadora , demonstrando não apenas a viabilidade de suas soluções, mas também o compromisso com a inovação e a transformação do setor.

A disciplina foi coordenada pela professora Claudia Galindo Novoa e contou com a participação ativa de Linda Bernardes, professora da disciplina.

A banca avaliadora foi composta por especialistas do setor: Douglas Veronez, Paulo Caleb e Nathalia Nunes que trouxeram percepções valiosas para os projetos apresentados, ajudando os alunos a refinar suas ideias e estruturar suas soluções com base em viabilidade técnica e financeira.

Os três grupos de alunos apresentaram soluções inovadoras:

Grupo 1: Local Saúde

image.png

Pedro Henrique Maciel Amaral, Danillo Lopes e Juliana Madeu Teixeira desenvolveram uma plataforma que conecta profissionais de saúde a gestores de imóveis, facilitando a locação de consultórios e clínicas. A solução visa otimizar o acesso a espaços de atendimento, reduzindo burocracias e custos. A banca sugeriu aprimoramentos na estratégia de marketing e segmentação do público-alvo para tornar o produto ainda mais atrativo ao mercado.

Grupo 2: SIM - Saúde Infantil nas Mãos

image.png

Juliana Bergamo Yazigi, Kamily Akemi Tashiro Lencione, Sanon Jean Charles e Weixiao Chen propuseram um aplicativo que organiza e gerencia informações de saúde infantil, facilitando o acesso a dados como carteiras de vacinação, histórico médico e agendamentos. A proposta surge como uma solução para um problema comum entre os pais, que muitas vezes guardam esses documentos em gavetas, pastas plásticas ou até se perdem entre papéis soltos, dificultando o acompanhamento de saúde dos filhos. A banca destacou o alto potencial de impacto da ideia, com sugestões de melhoria na definição do público-alvo e monetização.

Grupo 3: WeRemed

image.png

Leticia Sayuri Ato Faria, Carla Freire Escobar de Assis, Fátima Araujo Foletto e Thiago apresentaram uma plataforma focada em conscientização sobre interações medicamentosas. O aplicativo propõe oferecer informações acessíveis tanto para profissionais de saúde quanto para pacientes, prevenindo riscos associados ao uso inadequado de medicamentos. A banca destacou a importância de definir com precisão o público-alvo e de considerar parcerias estratégicas com a indústria farmacêutica.

O evento proporcionou um ambiente dinâmico e enriquecedor para a troca de conhecimentos e o aperfeiçoamento das soluções apresentadas. Os especialistas enfatizaram a importância da atividade proposta pela disciplina, destacando discussões essenciais e diferenciadas sobre validação de produtos no mercado, diferenciação competitiva e planejamento financeiro, fatores fundamentais para transformar os projetos em produtos viáveis.

Ao final, ficou evidente que a jornada de aprendizado foi um sucesso, preparando os estudantes para os desafios do mercado de inovação em saúde. O Pitch Day demonstrou que o futuro da tecnologia na área da saúde está sendo moldado por mentes criativas e empreendedoras prontas para fazer a diferença.

Participantes

Coordenação

image.png
Claudia Galindo Novoa
Prof. Associado Departamento de Informática em Saúde - EPM/UNIFESP e Chefe da Disciplina de Informática em Saúde.

image.png
Linda Bernardes
Professora e Coordenadora do Laboratório de Inovação em Saúde e da Liga de Inovação em Saúde da EPM-UNIFESP. Professora Permanente do Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Gestão Aplicadas Regeneração Tecidual da EPM-UNIFESP. Doutora em Ciências (Medicina Translacional). Cientista de Negócios . Mentora de Startups.

Banca Avaliadora

image.png

Diretora Executiva da @ Arta - Empresa de Consultoria e Educação (BR | US). Trabalhando com Instituto Arca | Huna | SINDHOSP. Professor Convidado @ Healthcare Innovation MBA @ FMUSP e Instituto Butantan. Coordenadora do @ Alumni CBEXs Futuro | Fellow @ CBEXs

image.png

Consultor de Negócios da Emerge . Engenheiro Biomédico, PhD. Empreendedor. Possui formação em Engenharia Elétrica com ênfase em sistemas Eletrônicos (2011) e Doutorado em Engenharia Biomédica (2018), ambos pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Atualmente dedica-se ao ecossistema de inovação de base científica apoiando deep techs e cientistas no entendimento da relação ciência-mercado, transferência de tecnologia e modelagem de negócios de base científica.

image.png

Professor Livre-Docente Depto de Farmacologia da Unifesp (Escola Paulista de Medicina). Farmacêutico (Unifal-MG), PhD (FCF-USP) e Pós-doutorado (InCor-HC/FMUSP). Editor de 10 livros. Diretor SBFC-Reg SP

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Categoria:

Fim do conteúdo da página