1º Encontro do Observatório de Políticas Públicas de Saúde/SUS
O Observatório de Políticas Públicas em Saúde/SUS, uma iniciativa do Laboratório de Saúde Coletiva (LASCOL), através da Política de Observatórios da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), convida os alunos e alunas do campus São Paulo a participarem do nosso primeiro encontro. Neste primeiro encontro vamos conversar sobre as propostas e atividades do Observatório. Ele acontecerá em Jan/20, logo após o retorno das férias. Se inscrevam pelo formulário disponível no link https://forms.gle/sfYHYnkNZmRmqBFj6. A data do encontro será informada por e-mail.
O que é o Observatório de Políticas Públicas em Saúde/SUS?
Temas: Políticas Públicas de Saúde: Saúde Mental; Saúde Indígena; Assistência Farmacêutica; Alimentação e Nutrição; Atenção Básica; Educação Permanente e Gestão do Trabalho.
Objetivos: 1. Levantar informações e dados, proporcionando espaços de reflexões democráticas, participativas e dialógicas, produzindo problematizações e análises críticas em articulação com a comunidade acadêmica, movimentos sociais e demais membros da sociedade civil acerca das políticas públicas de saúde; 2. Promover a visibilidade sobre discussões relevantes para o SUS acerca dos temas como Saúde Mental, Saúde Indígena, Assistência Farmacêutica, Alimentação e Nutrição, Atenção Básica, entre outros; 3. Produzir reflexões sobre as políticas públicas de saúde nos espaços de ensino, pesquisa e extensão; 4. Disseminar conhecimento produzido acerca das políticas públicas de saúde na plataforma digital de Observatórios da Unifesp e em outras mídias digitais.
Projetos associados: Projeto Xingu – Departamento de Medicina Preventiva - EPM/UNIFESP Projeto A cor da rua - Departamento de Saúde Coletiva - EPE/UNIFESP
O observatório propõe a criação de um dispositivo de observação e análise crítica das Políticas de Saúde vigentes, como a de Atenção Básica, de Saúde Mental, de Saúde Índígena, de Educação Permanente e Gestão do Trabalho, de Assistência Farmacêutica, de Alimentação e Nutrição, entre outros componentes do SUS. Compreende-se que as políticas repercutem nos indicadores de saúde, no acesso aos serviços e na qualidade do cuidado oferecido. Assim, pretende-se criar e tornar públicas as discussões articuladas entre diferentes atores e instituições, acerca de temas relevantes às condições de saúde da população brasileira.
Beneficiados: - Comunidade acadêmica; - Alunos de graduação e pós-graduação; - Departamento de Medicina Preventiva; - Laboratório de Saúde Coletiva (LASCOL); - População em geral - usuários do Sistema Único de Saúde. - Gestores e trabalhadores do SUS - Movimentos sociais ligados ao SUS
-
Escola Paulista de Enfermagem celebra 85 anos com solenidade especial no Teatro Marcos Lindenberg
27/11/2024
Na última segunda-feira, 25 de novembro de 2024, a Escola Paulista de Enfermagem (EPE) da...
-
Cine Debate M8 - Quando a morte socorre a vida
18/11/2024
O Cine Debate é uma atividade proposta pela EPE e EPM e compõe a Semana da Consciência Negra...
-
Campus São Paulo celebra excelência acadêmica no Guia da Faculdade 2024
07/11/2024
Cursos oferecidos pela Escola Paulista de Medicina e Escola Paulista de Enfermagem conquistaram...
-
Dulce Casarini recebe prêmio da International Society of Hypertension (ISH)
04/11/2024
O prêmio tem como objetivo reconhecer, incentivar e inspirar mulheres na ciência e na medicina no...