Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Informes > ARIES promove treinamento para profissionais de Laboratórios Centrais de Saúde Pública (LACENs)
Início do conteúdo da página

ARIES promove treinamento para profissionais de Laboratórios Centrais de Saúde Pública (LACENs)

Publicado: Segunda, 14 de Outubro de 2024, 16h55 | Última atualização em Segunda, 14 de Outubro de 2024, 17h06 | Acessos: 1602

Curso intensivo foi desenvolvido e aplicado para qualificar profissionais sobre resistência antifúngica em espécies de Candida

 

 lacens1
 Arnaldo Lopes Colombo recebe profissionais de 11 LACENs de todo Brasil 

 

Vinte e três profissionais de saúde de onze Laboratórios Centrais de Saúde Pública (LACENs) do Brasil concluíram com sucesso um curso intensivo de dois dias, ministrado por pesquisadores do CEPID ARIES, sobre resistência antifúngica em espécies de Candida. O curso foi organizado no contexto do projeto de Fortalecimento do Sistema Brasileiro de Vigilância à Resistência Antimicrobiana - vigiRAM e teve como objetivo aprimorar o conhecimento e as habilidades dos participantes na detecção e compreensão dos mecanismos de resistência antifúngica.

O treinamento abordou aspectos teóricos, como os princípios de funcionamento dos testes de sensibilidade antifúngica, destacando sua importância clínica e microbiológica; e também práticos, com ênfase particular no método de microdiluição em caldo. Por meio de imersão teórica e prática, os participantes puderam discutir casos e aplicar seus conhecimentos, adquirindo experiências em técnicas de preparo, execução e análise dos testes.

 

lacens2
 Profissionais em atividade prática durante o curso intensivo de dois dias

 

“Trata-se de uma iniciativa grandiosa que visa um impacto significativo na agilidade de identificação de resistência objetivando um tratamento mais assertivo para os indivíduos”, destacou Felipe de Camargo Ribeiro, pós doutorando no CEPID ARIES e Coordenador Associado da Estratégia de Micologia do Projeto vigiRAM. Já Arnaldo Colombo, coordenador geral do CEPID ARIES e do Laboratório Especial de Micologia (LEMI/EPM/Unifesp), ressaltou que o curso “foi projetado para equipar os profissionais de saúde com as ferramentas necessárias para diagnosticar e gerenciar com precisão infecções causadas por fungos resistentes a medicamentos. Ao melhorar nosso entendimento da resistência antifúngica, podemos desenvolver estratégias de tratamento mais eficazes e prevenir a disseminação de organismos resistentes", destacou.

O treinamento foi bem recebido pelos participantes, que expressaram satisfação com o conteúdo do curso e a oportunidade de interagir com colegas de todo o país. O grande destaque para os participantes foi o interesse genuíno no compartilhamento dos conhecimentos e experiências, além da excelente organização que permitiu uma grande gama de aprendizagem, apesar da curta duração do curso.

 

lacens3 
 Participantes expressaram satisfação com o conteúdo do curso e a oportunidade de interagir com colegas de todo o país

 

Dois anos após o seu início, o projeto de vigiRAM deverá reforçar o treinamento para aumentar o controle de qualidade e padronizar a operação nas diferentes regiões para, então, seguir ampliando a rede. A iniciativa é liderada pela Fiocruz em parceria com Ministério da Saúde (através da SVSA/DAEVS/CGLAB); Laboratório Central de Saúde Pública do Paraná (Lacen/PR), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).  

 

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Categoria:

Fim do conteúdo da página