Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Informes > Homenagem do Conselho do Departamento de Cirurgia ao Professor Manoel Girão
Início do conteúdo da página

Homenagem do Conselho do Departamento de Cirurgia ao Professor Manoel Girão

Publicado: Quarta, 17 de Novembro de 2021, 15h30 | Última atualização em Sexta, 19 de Novembro de 2021, 07h58 | Acessos: 2766

Manoel Girão

O Conselho do Departamento de Cirurgia, em sua reunião ordinária ocorrida na tarde de 16/11/2021 presta sua homenagem ao professor titular e Diretor da Escola Paulista de Medicina (EPM/ Unifesp) – Campus São Paulo, Manoel Girão, falecido no dia 30 de outubro, aos 60 anos, por complicações provocadas pela covid-19.

O professor José Carlos Costa Baptista (chefe do departamento) abre a reunião "Manoel João Batista Castello Girão - Várias homenagens já foram feitas a ele, justas e merecidas, por tudo o que representa e o Departamento sente também essa vontade de o homenagear, não vamos desistir do legado deixado como amigo, professor, pai de família e médico".

Convidado para homenagem, Prof. João Aléssio: "É um momento muito difícil para Escola Paulista de Medicina, foi uma pessoa grandiosa para a EPM em um momento extremamente difícil, e é nesses momentos que surgem os verdadeiros lideres, com um perfil próprio um líder quieto e humilde, com capacidade de aglutinar as pessoas pelo seu trabalho e capacidade de pensamento”.

"Lembro que na congregação no dia 07/04, inclusive foi citado em ata toda minha fala e hoje lendo me fez bem, eu falei para que os alunos lembrassem de seus professores ao lado deles, lutando por um país melhor, por uma coletividade melhor e que possamos sair desse momento difícil que estávamos passando, pedi a palavra e falei que o primeiro que eu queria agradecer era o meu General, o professor Manoel Girão da EPM, lembro que falei diretamente para ele, e isso me emociona enormemente, pois mesmo no sistema virtual a gente olhava para pessoa de frente, e falei diretamente a ele,  você é meu exemplo, você aqui todos os dias com sua equipe trabalhando arduamente para defender a escola é um orgulho pra mim, se eu viver mais 10, 20 anos falarei todos os dias do orgulho que eu tenho do Diretor da EPM”.

"Eu gostaria que o que eu vou falar agora, pudesse falar de frente para ele novamente, talvez de algum lugar ele esteja ouvindo. Que fique aqui para o futuro, foi escrito em um momento de muita emoção confesso, do dia 30 para o dia 31 e eu divido com vocês".

Manoel

Que período incrível esse que passamos, como foi duro enfrentarmos uma pandemia, mas com foi bom termos um líder como você. Todos sabiam que você era um professor dedicado, um empreendedor incansável, um médico muito trabalhador e adorado pelas pacientes, um marido amoroso, um pai e filho presente, um colega leal; e eu agora pude conhecer o paciente lutador, obstinado, que não desiste fácil, que despertou no meio da tempestade metabólica, para se despedir da família e dar um lindo e apaixonado sorriso para a amada Sineida, esse dia foi emocionante.

Mas o que nem todos sabiam e eu aprendi com você nesse período, é que líderes verdadeiros não se escondem, correm riscos, mostram a sua cara e estão sempre do lado dos que mais precisam. Que campanha fantástica “o meu general” liderou, seja na organização do Hospital São Paulo, seja na nova formatação da EPM, seja na busca de doações, seja no Voluntariado, seja no Projeto Semear, nada foi esquecido.

Quem vive intensamente como você não será derrubado, seu exemplo ficará para sempre; as pessoas das comunidades pobres que venceram e sobreviveram, estarão no futuro produzindo e vivendo o que o seu trabalho proporcionou, sempre focado em um país melhor e mais justo. As inúmeras mensagens postadas reverenciando a sua vida e o seu trabalho, mostram que a EPM não deixará o seu sonho acabar!

Não me despeço, idealistas não morrem, ideais ficam, exemplos permanecem. Imagino as crianças que ainda nem nasceram ouvindo as histórias sobre um Diretor da EPM incansável, que estimulou, criou condições até para moradores de rua fazerem um lindo mosaico; sabe aonde na praça em frente da diretoria, na praça do TraCaTrá, que hoje batizarmos, com muito orgulho, de Praça Manoel João Batista Castello Girão.

Exemplos são eternos, muito obrigado por tudo!

João Aléssio 

Prof. José Roberto Ferraro – “Mesmo que repetitivas, nenhuma palavra ou descrição poética é capaz de representar o que foi o Prof. Girão na sua vida familiar, acadêmica e direção da escola, são apenas 2  anos e pouco e mesmo assim deixaram marcas muito importantes, como as citadas hoje na congregação, projetos grandes, força de trabalho, organização, conselho estratégico, projeto semear, voluntariado,  inovação, pesquisa, 2 anos e meio muito produtivos, de uma capacidade de trabalho descomunal”.

Prof. Gaspar de Jesus Lopes Filho: “Todos se recordam dele dos últimos 2 anos como um grande diretor, um administrador de talento, um empreendedor preocupado com a inovação e que queria crescer de todas as maneiras, como se estivesse sempre em uma grande empresa multinacional, ele fazia isso na vida e na escola. Além disso tudo foi um grande professor e um grande pesquisador, produziu muito conhecimento de qualidade, um professor que era muito querido e homenageado por seus alunos. Um grande médico, tenho vários amigos pessoais e parentes que ele cuidou e o Girão tinha uma característica de fazer com que os doentes o amassem". "No momento final do velório ficou apenas sobre seu corpo uma bandeira da Escola Paulista de Medicina e um livro (Médico de Homens e de Almas - Taylor Caldwell) colocado por uma pós-graduanda, o livro dela mesmo, já amarelado foi enterrado junto com ele, a vida de São Lucas o padroeiro dos médicos. Esse livro resume um pouco desse administrador, professor, médico e pesquisador, ele fazia tudo isso com um senso de humanidade muito grande, as almas dos pacientes, das pessoas envolvidas, era uma pessoa muito humana".

Prof. Ramiro Colleoni – Talvez aqui nessa reunião eu seja um dos poucos contemporâneos do Manoel na Faculdade, Manoel foi nosso monitor em anatomia, ele foi monitor, residente, pós-graduando e teve a oportunidade de ser docente muito cedo”. “Essa imagem da bandeira é icônica, ele vestia a camisa da escola como muitos de nós. Hoje o corpo docente nosso é composto também por muitos colegas brilhantes que vieram de outras instituições, mas por décadas a nossa escola contou com colegas com o perfil do Manoel, que entram como calouros, progridem na carreira e ficam por aqui a vida toda. Então a trajetória dele diz respeito a todos nós, o perfil dele abrangente na atuação clinica que mais do que ginecologista e obstetra era clínico geral de suas pacientes, essa visão abrangente permitiu que ele colaborasse muito no desenvolvimento do departamento de ginecologia e nos últimos anos também com a escola, são exemplos que vão ficar, acima de tudo da dedicação ao trabalho que ele fez”.

Prof. José Carlos Costa Baptista: Nós do departamento de cirurgia vamos continuar como estávamos antes do dia 30, não vamos desistir, continuaremos não desistindo e persistindo. Agora com o legado do professor Manoel é um lema para o departamento de cirurgia e para os mais jovens.

 

Departamento de Cirurgia – EPM/UNIFESP

 

 

 

 

 

 

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Categoria:

Fim do conteúdo da página