Informe Graduação EPM
Comunicado da Câmara de Graduação da Escola Paulista de Medicina
Considerando o Comunicado 2 - Suspensão das aulas de graduação a partir de segunda-feira (16/03), publicado pela Reitoria em 14 de março de 2020:
Considerando o Comunicado 3 - Portaria nº 668: Suspensão imediata de atividades letivas de eventos com aglomerações, publicado pela Reitoria em 16 de março de 2020:
Considerando as Diretrizes sobre as atividades acadêmicas de graduação durante a suspensão das aulas presenciais devido ao coronavírus, publicada pela PROGRAD em 17 de março de 2020:
Considerando o Comunicado 5 - Prorrogação do prazo de suspensão das atividades didáticas presenciais por tempo indeterminado, publicado pela Reitoria em 23 de março de 2020: https://www.unifesp.br/boletins-anteriores/item/4358-comunicado-5-prorrogacao-do-prazo-de-suspensao-das-atividades-didaticas-presenciais-por-tempo-indeterminado
Considerando o Anexo Preparado pela PROGRAD e PRAE, direcionado aos Membros do Conselho de Graduação da UNIFESP, de 02 de abril de 2020:
https://drive.google.com/file/d/1aUMeIJ9zS8QVQgBokqdw0gnKNFy9zgzl/view?usp=sharing
Considerando o Comunicado PROGRAD sobre reunião do Conselho de Graduação, publicado em 03 de abril de 2020, decidindo pela suspensão do calendário acadêmico: https://drive.google.com/open?id=1wfMtrDApXRVzZ65IZ9eoK_NJsVssME79
Considerando o Comunicado 6 - CONSU delibera Suspensão do Calendário Acadêmico da Graduação, de 09 de abril de 2020:
A Câmara de Graduação da Escola Paulista de Medicina, entendendo a necessidade de uma abordagem inclusiva, com base no anexo elaborado pela PROGRAD e PRAE, e frente às decisões do Conselho de Graduação e Conselho Universitário, apresenta as seguintes orientações para o período:
1. Com base na aprovação da suspensão do Calendário Acadêmico da Graduação pelo CONSU, todas as atividades da graduação da Escola Paulista de Medicina, teóricas ou práticas, em formato presencial ou utilizando recursos de ensino à distância, estão suspensas por tempo indeterminado, desde o dia 16 de março de 2020, situação que será revista pelo Conselho de Graduação a cada reunião ordinário ou extraordinária. Quando se trata de atividades da graduação, se incluem as Unidades Curriculares fixas e eletivas. As atividades didáticas, realizadas entre o dia 16 de março de 2020 até o momento, não poderão ser contadas para fins de integralização dos cursos, tendo sido somente um meio de manutenção dos vínculo dos estudantes com seus professores e colegas.
2. Relacionado a “Criação de Comissão de Acompanhamento da Graduação durante a Pandemia”. Aguardaremos a próxima reunião do CG, em 15/04, para a composição e atribuições desta comissão.
3. Em relação a “Abertura de um período para cadastro e oferta extemporânea de UCs Optativas (por meios digitais): atividades didáticas extracurriculares podem ser cadastradas e desenvolvidas na forma de Unidades Curriculares Optativas. Estas UCs poderão compor o histórico escolar dos(as) estudantes, sem contudo serem condição para a integralização das matrizes curriculares.”
A Câmara de Graduação solicita que, na próxima semana, as comissões dos cursos da EPM, sejam convocadas por suas coordenações para definir como será realizado o levantamento das UCs optativas que serão ofertadas para seus alunos, elaborando após um documento que deverá ser encaminhado à Câmara de Graduação, informando os planos de ensino dessas UCs optativas. As UCs optativas deverão ser pensadas de maneira a complementar o conteúdo programático e NÃO substituir o conteúdo programático das UCs fixas ou eletivas. O fluxo para cadastro das UCs optativas será realizado por meio de formulário eletrônico que será disponibilizado no site da Câmara de Graduação da EPM, onde deverá ser cadastrado o plano de ensino das UCs optativas.
4. Conforme o item “Diagnóstico das condições reais de realização de ensino por meios e tecnologias digitais em cada unidade universitária - Considerando que o período de suspensão de atividades presenciais poderá se prolongar para além do mês de maio, é fundamental que tenhamos um levantamento uniformizado e preciso sobre: A) as UCs de cada curso que poderiam ser parcialmente ou integralmente desenvolvidas de maneira não-presencial, utilizando tecnologias digitais (em alguns cursos esse diagnóstico já foi realizado; em outros, ele pode ser mais detalhado e aprofundado); B) as condições de estudo e de acesso a equipamentos e conexão à internet pelos(as) estudantes em suas residências; C) levantamento de demandas de formação docente para desenvolver atividades pedagógicas em condições não-presenciais; entre outros.”
A Câmara de Graduação solicita que os coordenadores de curso juntos com as suas respectivas comissões elaborem relatório detalhado com resposta aos itens A, B e C, para o levantamento do diagnóstico, que subsidiará os planos de ação que serão analisados futuramente. No prazo de 15 dias haverá a devolutiva, do CG e do CONSU, sobre as iniciativas desenvolvidas. E, em 30 dias, será realizada pelo CG, avaliação do compilado por todas as câmaras e unidades sobre as especificidades de cada curso e seus respectivos planos de ação.
5. Para conhecimento dos docentes, informa: “Realização de iniciativas de formação docente voltadas para a articulação entre o processo ensino-aprendizagem e as tecnologias digitais, valorizando o papel do(a) educador(a). A coordenadoria de desenvolvimento docente da Prograd está organizando uma primeira proposta junto à Profa. Paula Carolei (coordenadora do curso de Design Educacional - TEDE, nosso único curso EaD na Unifesp). O evento inicial de chamamento para a discussão abordará o tema: “Novas tecnologias e ensino superior: questões e horizontes da atividade docente”, e está programado para acontecer no dia 13/04, com posteriores encontros semanais online. Além disso, será disponibilizado um “Manual de estratégias pedagógicas online”, organizado por docentes e estudantes do TEDE, com objetivo de dar suporte nas escolhas e planejamento dos(as) docentes que queiram desenvolver atividades online (previsão de lançamento na próxima semana). Outras ações serão planejadas de acordo com as demandas levantadas e durante o desenvolvimento da primeira atividade.”
6. Para conhecimento das coordenações de curso, e providências: “Possibilidade de continuidade de estágios obrigatórios/não-obrigatórios, assim como trabalhos de conclusão de curso (TCC). Considerando estágios em empresas e instituições parceiras, estágios poderão ser continuados desde que ocorram com as precauções necessárias à saúde de estudantes e demais envolvidos, preferencialmente de maneira remota, em comum acordo entre estudantes, supervisores/orientadores e comissão de curso, propiciando avanço acadêmico para estudantes próximos a se formar. A continuidade de desenvolvimento de TCCs também poderão ser acordadas, desde que com aval de todas as partes envolvidas. Outras situações específicas serão avaliadas caso a caso, junto às comissões de curso”.
7. Para conhecimento das coordenações de curso, e providências: “Intensificação de propostas e cadastro de Ações de Extensão virtuais. A situação de isolamento físico traz a certeza de que também as atividades extensionistas precisam ser reinventadas na sua forma de realização para poder continuar cumprindo com o seu importante papel na formação discente, na atuação docente e dos TAES, como na manutenção do vínculo, apoio e a formação junto à comunidade. Nesse sentido, a Proec solicitou que a comunidade acadêmica adeque as atividades presenciais, quando cabível, e intensifique as suas ações por meios virtuais (cursos, palestras, diálogos virtuais, rede de apoio on-line, divulgação científica e cultural) e cadastre no sistema acadêmico de extensão (SIEX) da Unifesp essas atividades. O registro no SIEX é um mecanismo que permite dar visibilidade às atividades que estão sendo realizadas neste momento, além de garantir a certificação. Ou seja, uma forma de valorização e reconhecimento acadêmico de ações que cumprem um papel fundamental na práxis docente, na formação de estudantes e no reconhecimento da função social da universidade pública”.
Profa. Dra. Maria Teresa Riggio de Lima Landman
Presidente da Câmara de Graduação da EPM
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