O tema do congresso foi proposto frente ao fato de que os desafios impostos pela crise sanitária que atingiu todo o planeta encontram, na ciência, boa parte das respostas para sua superação. Por meio dela, foi, é e será possível garantir não só a sobrevivência, como também o desenvolvimento humano, incluindo o enfrentamento às desigualdades que impõem carências crescentes por saúde, educação, habitação, saneamento e cultura, entre outras dimensões de interesse coletivo e que sustentam a vida plena. “É papel central da universidade apresentar e discutir soluções para os problemas da sociedade”, pontua Semíramis Domene, docente da Unifesp e integrante da coordenação colegiada da comissão central do congresso.
Grande número de trabalhos submetidos
Durante o congresso, serão apresentados 2.024 trabalhos desenvolvidos na graduação e na pós-graduação da Unifesp nas áreas de ciências exatas, humanas, ambientais, saúde e sociais aplicadas. Dentro desse universo, destaca-se o aumento do número de submissões de trabalhos por parte dos pós-graduandos (653), em comparação com a edição anterior (626) e o crescimento de quase 100% nas de iniciação científica na área de Ações Afirmativas (25 em 2022 contra 14 em 2021). “É um tema sobre o qual a Unifesp tem se desafiado nos últimos anos; esse aumento mostra que o compromisso com a inclusão tem dado certo”, celebra a docente. Também estão programadas 70 palestras com pesquisadores de vários campos do conhecimento, além de 160 sessões científicas e diversas pílulas culturais, com múltiplas expressões artísticas da comunidade.
Em 2021, o Congresso Acadêmico da Unifesp contou com a apresentação de mais de 2 mil trabalhos, e teve como destaque as mesas sobre pesquisas em rede, apresentação de TCCs da graduação e de especialização, além da presença das residências e as bancas sociais, promovidas pela Agência de Inovação Tecnológica e Social (Agits). Do total dos inscritos, quase 40% era de público externo, que pôde acompanhar, em 11 salas simultâneas e abertas à sociedade, 200 sessões científicas e 52 palestras que contabilizaram mais de 370 horas de conteúdo, com a participação de 213 convidados(as) nacionais e internacionais e 647 debatores(as), em temas envolvendo educação, saúde, tecnologia, meio ambiente, sustentabilidade, questões sociais e pandemia, entre outros.
Congresso Acadêmico Unifesp 2022: Universidade, Conhecimento e Democracia
Datas: de 27 de junho a 1.º de julho
Mais informações: unifesp.br/congresso
Inscrições abertas