A pandemia vai passar… e o TraCaTrá vai ficar
Comemoração virtual alcança mais de 5 mil visualizações
Por Renato Conte
Foi com essa ideia de superação e incentivar toda comunidade epemista, em tempo de pandemia, e por ocasião dos 87 anos da Escola Paulista de Medicina, da Universidade Federal de São Paulo (EPM/Unifesp) que o professor e idealizador da live, Jacob Szejnfeld, levou a proposta para o diretor, Manoel Girão, em se criar o “Dia do TraCaTrá”. Ideia aceita e aprovada durante a Congregação da EPM/Unifesp, ficou estabelecido que o segundo domingo de junho, passa a ser a data oficial do “TraCaTrá”.
Szejnfeld admite que houve dificuldades em organizar o evento, com apenas 10 dias de prazo. “É um desafio montar uma festa virtual em pouco tempo”. Mas comemora e agradece o apoio vindo da Diretoria Acadêmica, Diretoria do Campus São Paulo, Superintendência do Hospital São Paulo/HU/Unifesp, Associação Atlética Acadêmica Pereira Barretto, Voluntariado dos alunos da EPM, e Reitoria da Unifesp. O organizador faz questão de ressaltar e destacar, que “o grande mérito do sucesso e mobilização, é da Comunidade Epemista”!
O encontro virtual aconteceu em 14 de junho, segundo domingo, com os organizadores reunidos no Anfiteatro Leitão da Cunha, utilizando equipamentos de imagem e som, e os recursos do YouTube e Facebook, para dar início a novidade de concentrar e conversar com o maior número de participantes à distância.
“Durante a live de aproximadamente três horas, foram exibidas fotos antigas, músicas tradicionais da EPM, apresentação da Bateria 51 e entrevistas ao vivo com os participantes. Também teve o momento de prestar homenagens aos docentes e técnicos administrativos, falecidos durante a quarentena social, e para todos os profissionais do HSP/HU/Unifesp que estão na linha de frente no combate ao Covid 19. Nesse período registrou-se cerca de 2.200 participações, via YouTube”, comenta João Alessio Perfeito, também organizador. Até o fechamento da matéria, o acesso ao YouTube já somava 5.500 visualizações.
A comissão organizadora faz questão de agradecer nominalmente o apoio recebido dos seguintes docentes:
Patrocinadores: Rui Maciel, Sergio Tufik, Ewaldo Russo e Jacob Szejnfeld
Apoiadores: Manoel Girão, Emilia Sato, Rosana Puccini, José Roberto Ferraro, Soraya Smaili, e a Associação Amigos da Escola Paulista de Medicina, fundada em 2018.
Comissão organizadora: Jacob Szejnfeld (presidente), João Alessio Perfeito, Claudia Cappucci, Marcos Luzo, Aluísio Seródio, Wilson Aguiar, Abel Pereira de Souza Junior, e as estudantes do 6º ano de Medicina, Daniela Mendes Chiroff e Camila Sérvolo.
Tracatrá!
Trá!
Tracatrá!
Trá!
Alabim, Alabá!
Alabim, bum, bá!
Paulista!
Paulista!
Há! Há! Há!
Link da gravação do evento: Clique Aqui
-
Insegurança alimentar atinge 12,5% da população em São Paulo
07/11/2024
Inquérito conduzido por docentes da Unifesp revela disparidades socioeconômicas e destaca a...
-
Redução de morte súbita em pacientes com doença de Chagas com uso de CDI
22/10/2024
Pesquisa publicada no JAMA Cardiology, com participação do docente da Unifesp Angelo Amato de...
-
Mortalidade por câncer supera a de doenças cardiovasculares em 727 municípios no Brasil
14/10/2024
Pesquisa revela mudança nas principais causas de mortalidade no Brasil entre 2000 e 2019,...
-
Estudo revela novos fatores de risco para demência e abre caminhos para prevenção no Brasil
26/08/2024
Publicado na revista The Lancet, estudo elaborado por uma comissão da qual a pesquisadora Cleusa Ferri da...