Aleitamento Materno
O Centro Ana Abrão: Assistência, Ensino e Pesquisa em Aleitamento materno e Banco de Leite Humano é centro especializado, responsável pela promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, fundado em 2002. A equipe é constituída por: enfermeiro, médico,nutricionista, psicólogo, técnico de enfermagem, técnico de nutrição e secretaria.
O objetivo é atender as mães com problemas com a amamentaçãoque tiveram filhos no Hospital Universitário da Unifesp. As mães com filhos internados na Unidade de Terapia Neonatal, ou demais unidades do hospital, recebem suporte para a coleta, armazenamento e distribuição de leite cru para seus filhos. As mulheres trabalhadoras na Unifesp também podem usar Posto de Coleta para retirarem o leite para seus filhos durante o período de trabalho.
O serviço também funciona como local de treinamento e capacitação para médicos e enfermeiros e profissionais em formação especializada em neonatologia, obstetrícia e aleitamento materno; e pesquisas na área.Serviço oferecidos:
- Posto de Coleta de Leite Humano: temos uma sala de apoio para as mães com filhos internados no hospital para a ordenha de leite materno. Local de funcionamento: 8º andar do HU-HSP das 7h as 18h de segunda a sexta e aos finais de semana das 7h as 12h. Em 2018, foram realizados 2.433 atendimentos, distribuímos 90 litros de leite cru e 262 litros de leite pasteurizado.
- Banco de Leite Humano:tem como responsabilidade a captação de leite de doadoras em domicílio, pasteurização e distribuição do leite humano doado, atendendo a regulamentação do Ministério da Saúde e da Rede Nacional de Bancos de Leite Humano – Fiocruz. No último ano, foramrealizadas 609 coletas domiciliares e 7.847 e análises da qualidade do leite; e 301 litros de leite de cerca de 28 doadoras/mêsforam pasteurizados.A sede está localizada à Rua Diogo de Faria, 395 e funciona das 7h as 17h de segunda a sexta-feira.
- Ambulatório de Aleitamento Materno:atende mulheres com problemas com amamentação, que tiveram filhos no HU-UNIFESP ou de outros locais, com horário agendado de segunda a sexta-feira das 8h as 16h. No último ano foram realizadas 2.310 consultas de amamentação para as mulheres com dificuldades e 1.170 consultas com os demais profissionais: nutrição, pediatria e psicologia.
-
Insegurança alimentar atinge 12,5% da população em São Paulo
07/11/2024
Inquérito conduzido por docentes da Unifesp revela disparidades socioeconômicas e destaca a...
-
Redução de morte súbita em pacientes com doença de Chagas com uso de CDI
22/10/2024
Pesquisa publicada no JAMA Cardiology, com participação do docente da Unifesp Angelo Amato de...
-
Mortalidade por câncer supera a de doenças cardiovasculares em 727 municípios no Brasil
14/10/2024
Pesquisa revela mudança nas principais causas de mortalidade no Brasil entre 2000 e 2019,...
-
Estudo revela novos fatores de risco para demência e abre caminhos para prevenção no Brasil
26/08/2024
Publicado na revista The Lancet, estudo elaborado por uma comissão da qual a pesquisadora Cleusa Ferri da...