Alunos da EPM participam de aula imersiva com tecnologia avançada aplicada à saúde
Aula apresentou tecnologias inovadoras, incluindo simulações em realidade virtual para aprendizado clínico e cirúrgico
No dia 4 de setembro de 2024, no Laboratório Daniel Sigulem, a equipe da MedRoom demonstrou suas tecnologias imersivas para os alunos de graduação dos cursos de Tecnologia em Informática em Saúde, Tecnologia em Radiologia e Tecnologia Oftálmica da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp). A aula, que integra a disciplina de Informática Aplicada à Saúde, oferecida no primeiro semestre desses cursos, foi acompanhada pela vice-chefe do departamento e responsável pela disciplina, Profa. Rita Maria de Lino Tarcia, e pela coordenadora do LabDIS, Profa. Linda Bernardes.
Foto: 📸 @apelogi
Os alunos, que estão no início da jornada acadêmica, tiveram a oportunidade de explorar o corpo humano através de sistemas imersivos que abrangem os sistemas cardiovascular, respiratório, muscular, esquelético, digestivo e endócrino. Além disso, realizaram uma simulação clínica virtual com o paciente virtual Simplício Martins, utilizando inteligência artificial para conduzir a anamnese. Durante essa interação, o paciente virtual apresentava reações emocionais que variavam conforme a empatia demonstrada pelos alunos, reforçando a importância da humanização no atendimento. “Quanto mais empatia o aluno demonstra, melhor é sua compreensão e absorção do caso clínico,” destacou Sandro Nhaia, CTO da MedRoom.
A Profa. Rita Tarcia comentou: "É incrível ver como a tecnologia pode transformar o ensino da saúde. As experiências proporcionadas hoje farão toda a diferença na formação dos nossos alunos, permitindo um aprendizado mais profundo e humanizado." Já a Profa. Linda Bernardes enfatizou a inovação: "Estamos dando aos nossos alunos ferramentas poderosas, que não só melhoram o ensino, mas também os preparam para um futuro onde a tecnologia e a medicina caminham lado a lado."
A MedRoom, que já se destacou no cenário de inovação ao atuar no treinamento de médicos na cirurgia de separação de gêmeas siamesas no Instituto do Coração (INCOR), demonstrou que a realidade virtual pode ser uma ferramenta essencial tanto no ensino quanto na prática clínica. Essa tecnologia possibilitou aos médicos simular todos os passos da complexa cirurgia, o que contribuiu diretamente para o sucesso do procedimento.
Com o uso de realidade aumentada, realidade virtual, experiências imersivas e inteligência artificial, a parceria entre o LabDIS e a MedRoom promete trazer ainda mais inovação para a educação em saúde, ampliando as possibilidades de aprendizado e preparação para os futuros profissionais da área.
-
Insegurança alimentar atinge 12,5% da população em São Paulo
07/11/2024
Inquérito conduzido por docentes da Unifesp revela disparidades socioeconômicas e destaca a...
-
Redução de morte súbita em pacientes com doença de Chagas com uso de CDI
22/10/2024
Pesquisa publicada no JAMA Cardiology, com participação do docente da Unifesp Angelo Amato de...
-
Mortalidade por câncer supera a de doenças cardiovasculares em 727 municípios no Brasil
14/10/2024
Pesquisa revela mudança nas principais causas de mortalidade no Brasil entre 2000 e 2019,...
-
Estudo revela novos fatores de risco para demência e abre caminhos para prevenção no Brasil
26/08/2024
Publicado na revista The Lancet, estudo elaborado por uma comissão da qual a pesquisadora Cleusa Ferri da...