Página inicial > Notícias > Alunos do curso de Medicina realizam Prova de Habilidades

Alunos do curso de Medicina realizam Prova de Habilidades

Publicado: Sexta, 11 de Dezembro de 2015, 15h17 | Acessos: 21398

Avaliação testa conhecimento e identifica necessidades de aprimoramento

Desde o ano de 2006, a Comissão do curso Médico tem organizado e realizado a Prova de Habilidades para os alunos do 5ª série do curso de Medicina. Esta é a 10ª edição da prova que inclui estações de avaliação nas áreas de clínica médica, cirurgia, pediatria, ginecologia-obstetrícia, medicina preventiva e psiquiatria.

Nesse período, a prova apresentou algumas mudanças no seu formato, porém, mantém suas diretrizes de avaliar habilidades, semiotécnica, conhecimentos diagnósticos, terapêuticos e epidemiológicos, relação médico-paciente. Vale ressaltar que as estações têm buscado integrar conhecimentos de diferentes áreas. Exemplos: caso clínico de adulto que requer conhecimento epidemiológico ou caso de pediatria, cuja mãe é adolescente e requer também cuidados e orientações específicas sobre sua saúde.

Desde 2014, tem sido organizada, também, a prova para avaliação das habilidades em Semiologia voltada para os alunos da 3ª série. Essas avaliações são essenciais para o estudante, para testar seu conhecimento, identificar necessidades de aprimoramento e, sobretudo, para professores e gestores do curso, pois traz subsídios para melhoria do currículo e dos métodos pedagógicos.

A comissão das provas está constituída por 15 docentes e foi realizada nos dias 28 de novembro e 5 de dezembro, contando com a presença de cerca de 120 pessoas entre avaliadores, pessoal de apoio e atores/atrizes.

prova habili prova habili2