Arthur Chioro toma posse como presidente da Ebserh
Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares é vinculada ao Ministério da Educação
Clique acima para ouvir o conteúdo deste texto.
Docente do Departamento de Medicina Preventiva da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp), Arthur Chioro, tomou posse como presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A solenidade ocorreu na manhã da última quinta-feira (9/3) no auditório do Ministério da Educação (MEC), em Brasília, e reuniu diversas autoridades.
Chioro e seu vice-presidente, o médico sanitarista Daniel Beltrammi, foram escolhidos por meio de eleição dos nomes da Diretoria Executiva pelo Conselho de Administração da Ebserh (CA), com base em uma prerrogativa da Lei das Estatais. O novo presidente da estatal reforçou a importância da Ebserh em seu discurso. Destacou, por exemplo, como em um curtíssimo espaço de tempo a Ebserh se transformou em uma das maiores empresas públicas do Brasil e a maior empresa na área da administração hospitalar.
“São 41 hospitais universitários, 8.600 leitos espalhados pelo Brasil, mas nosso desafio vai além da assistência. Os hospitais da Ebserh trazem também a missão de formar recursos humanos para saúde, médicos enfermeiros, profissionais da área de psicologia, fisioterapia, enfim de todas as áreas da saúde, e têm adicionalmente o desafio do ensino e da pesquisa. Se eles estão vinculados às universidades, às faculdades de medicina, de enfermagem, dos cursos da área da saúde, eles trazem no seu bojo esse desafio de produção de conhecimento para atender às necessidades do SUS”, afirmou Chioro.
Camilo Santana, ministro de Estado da Educação, dá posse a Arthur Chioro. Imagem: Luis Fortes/MEC
Segundo Chioro, ele recebeu de Camilo Santana a tarefa de aprofundar essa integração dos hospitais para que eles cumpram estes papéis: assistência, ensino e pesquisa. “Precisamos não apenas avançar na melhoria da infraestrutura dos nossos hospitais, mas fundamentalmente na renovação tecnológica, pois como são hospitais de ensino e pesquisa eles não podem ficar submetidos a um atraso tecnológico. Então, as inovações, os novos equipamentos, as novas tecnológicas de cuidado, as novas modalidades de gestão do próprio hospital precisam ter nos hospitais da Ebserh um exemplo para os demais hospitais do Brasil. Este é nosso objetivo: transformar a Ebserh num exemplo de gestão pública, assistência, ensino e pesquisa”, defendeu.
Arthur Chioro, presidente da Ebserh. Imagem: Luis Fortes/MEC
Arthur Chioro é graduado em Medicina pela Fundação Educacional Serra dos Órgãos (1986), fez residência em Medicina Preventiva e Social pela Unesp (1988), mestrado em Saúde Coletiva pela Unicamp (2001), doutorado em Ciências pelo Programa de Saúde Coletiva da Unifesp (2011) e pós-doutorado na Universidade Nova de Lisboa. Já atuou como Diretor do Departamento de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, secretário de saúde de São Vicente e São Bernardo do Campo (SP) e ministro da Saúde entre 2014 e 2015.
Fonte: Gov.br - Ministério da Educação
-
Insegurança alimentar atinge 12,5% da população em São Paulo
07/11/2024
Inquérito conduzido por docentes da Unifesp revela disparidades socioeconômicas e destaca a...
-
Redução de morte súbita em pacientes com doença de Chagas com uso de CDI
22/10/2024
Pesquisa publicada no JAMA Cardiology, com participação do docente da Unifesp Angelo Amato de...
-
Mortalidade por câncer supera a de doenças cardiovasculares em 727 municípios no Brasil
14/10/2024
Pesquisa revela mudança nas principais causas de mortalidade no Brasil entre 2000 e 2019,...
-
Estudo revela novos fatores de risco para demência e abre caminhos para prevenção no Brasil
26/08/2024
Publicado na revista The Lancet, estudo elaborado por uma comissão da qual a pesquisadora Cleusa Ferri da...