Clube do Saber: Boletim sobre o coronavírus
Projeto é parceria de graduandos da EPE e pós-graduandos da EPM
Um projeto de extensão pode ser considerado uma ponte entre a universidade e a comunidade. Assim, a relação ensino-pesquisa-extensão, atualmente, não pode ser vista separadamente nas universidades. Nesse sentido, esse projeto intitulado “Clube do Saber” foi elaborado em conjunto com os discentes de graduação do curso de Enfermagem (EPE/Unifesp) e do Programa de Pós-Graduação em Patologia EPM/Unifesp.
O objetivo é dar a oportunidade aos discentes para divulgar a comunidade, informações sobre as doenças, como diagnósticos, tratamentos, prevenções e cuidados. Além disso, possibilitar a formação do espírito de cidadania ao aluno. Cada momento representa um novo aprendizado, visando a importância de uma campanha para educação em saúde.
Há pouco menos de um mês, o coronavírus (Covid-19) foi declarado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma pandemia.
No vídeo abaixo, elaborado pelos discentes da graduação do curso de enfermagem EPE/Unifesp e do Programa de Pós-Graduação em Patologia, Departamento de Patologia EPM/Unifesp contou com a colaboração de docentes e técnico administrativo da Escola Paulista de Enfermagem e docentes do Departamento de Patologia da Escola Paulista de Medicina.
Ele ilustra de forma simples e lúdica as principais informações sobre o coronavírus, como: o que é, sintomas, transmissão, grupos de risco, prevenção, ações e cuidados.
Para o Clube do Saber, cada momento representa um novo aprendizado, visando a importância de uma campanha para educação em saúde, tendo o discente como protagonista do seu aprendizado e a população, do seu autocuidado.
Para saber mais sobre este Projeto de Extensão, visite: https://www.facebook.com/Clubedosaber/
Coordenadores: Andréa Cristina de Moraes Malinverni: professora afiliada e do Programa de Pós-Graduação em Patologia, Departamento de Patologia (Unifesp/EPM) e pesquisadora do Laboratório de Patologia Molecular e Experimental I, da Unifesp; e Ricardo Artigiani Neto: professor e chefe do Departamento de Patologia (EPM/Unifesp).
Colaboradores: Juliana de Lima Lopes, professora adjunto da Disciplina Enfermagem Fundamental (EPE/Unifesp) e docentes do Departamento de Patologia EPM/Unifesp e da Escola Paulista de Enfermagem, neste vídeo em especial: professora Mónica Taminato
Monitores: alunos do Programa de Pós-Graduação em Patologia do Departamento de Patologia da EPM/Unifesp; Andreia Fabiana Franco e Débora Salles - doutorandas; e os alunos de mestrado Andreza Scapinello, Cristiane Toledo, Gabriela Marini Laviola e Phelipe Toledo.
Produção: Emerson Leite (EPE/ Comunica CSP - Unifesp)
Andréa Cristina Malinverni e parte da equipe do Clube do Saber
-
Insegurança alimentar atinge 12,5% da população em São Paulo
07/11/2024
Inquérito conduzido por docentes da Unifesp revela disparidades socioeconômicas e destaca a...
-
Redução de morte súbita em pacientes com doença de Chagas com uso de CDI
22/10/2024
Pesquisa publicada no JAMA Cardiology, com participação do docente da Unifesp Angelo Amato de...
-
Mortalidade por câncer supera a de doenças cardiovasculares em 727 municípios no Brasil
14/10/2024
Pesquisa revela mudança nas principais causas de mortalidade no Brasil entre 2000 e 2019,...
-
Estudo revela novos fatores de risco para demência e abre caminhos para prevenção no Brasil
26/08/2024
Publicado na revista The Lancet, estudo elaborado por uma comissão da qual a pesquisadora Cleusa Ferri da...