Cuidando de quem cuida: encontro de profissionais e estudantes de saúde
As emoções do cotidiano foi um dos pontos discutidos no evento promovido pelo NAE-SP em parceria com o Departamento de Psiquiatria
Por Loane Carvalho
A abertura do evento “Cuidando de quem cuida: encontro de profissionais e estudantes de saúde”, na manhã da última sexta-feira (12), foi conduzida pelas discentes da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp) Ana Ágata Keinert e Carolina Prina, alunas do sexto e quarto ano do curso de Medicina, respectivamente.
O encontro promovido pelo Núcleo de Apoio aos Estudantes do Campus São Paulo (NAE-SP) em parceria com o Departamento de Psiquiatria (EPM/Unifesp), com apoio das Câmaras de Graduação das Escolas Paulistas de Medicina e Enfermagem (EPM e EPE, respectivamente), compartilhou e discutiu ideias com os presentes no Anfiteatro Marcos Lindenberg.
Os alunos do primeiro ao quarto ano de Medicina e todos os estudantes de Enfermagem da EPE/Unifesp, foram dispensados das aulas, no período de 10h às 12h, para participar do evento, que tem como objetivo abrir espaço de diálogo sobre como lidar com as emoções no cotidiano.
A programação foi composta por quatro apresentações. Acompanhe a seguir os principais pontos trabalhados por cada convidado.
- Atendimento em saúde mental do NAE-SP – Sue Sun, coordenadora do NAE-SP, e Marcelo Mello, docente do Departamento de Psiquiatria (EPM/Unifesp): atendimento inicial realizado pelo grupo organizado pelo Prof. Marcelo Mello; a interação entre o corpo docente para discutir a questão e as ações institucionais; as mudanças e reestruturação do serviço dentro da Unifesp.
- Saúde mental e suicídio – Larissa Doretto, psiquiatra: reflexão sobre a própria saúde; os prejuízos causados por certas emoções; a percepção de conhecer a si mesmo; a incidência da depressão no mundo; mitos e verdades sobre o suicídio; a importância de abordar o tema com os discentes e profissionais da saúde; estudos e estatísticas relacionadas com a população de risco; as formas que a depressão pode se manifestar e o seu tratamento; identificação dos sintomas e a busca pela ajuda profissional; a estrutura oferecida pela Universidade.
- Psicoterapia e assistência aos alunos – Mariana Pupo, psicóloga e coordenadora de pesquisa do Programa de Atendimento e Pesquisa em Violência (PROVE/Unifesp): estereótipos relacionados à psicoterapia; as rupturas e os esforços como fatores de desgaste; dificuldade de enxergar as saídas e como enfrentar as situações; o sofrimento antes do diagnóstico de uma doença mental; espaço de escuta com profissional; a importância de não ficar sozinho e em silêncio; a busca de construir olhares e inovar; o sigilo do atendimento e o trabalho desenvolvido pela equipe.
- Projeto Mentoria – Maris Salete Demuner, chefe de plantão do Pronto Socorro de Cirurgia Geral do Hospital São Paulo, Hospital Universitário da Unifesp (HSP/HU-Unifesp): o que é o projeto e seus principais objetivos; a flexibilidade do programa e o papel do mentor; a interação entre docente e discente; a variedade de assuntos e a atividade voluntária; reflexão da cidadania e relação bilateral entre mentor e mentorando; a estrutura atual e suas ações de melhoria.
Ao finalizar a etapa de exposições, o evento foi aberto à roda de perguntas aos presentes. Foi disponibilizado o e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., para receber, previamente, questões que facilitem a construção do evento .
Dentre outros presentes, estavam Sheila Caetano e Fernanda Moreira, docentes do Departamento de Psiquiatria (EPM/Unifesp); Maria Adelaide Avancine, psiquiatra do Ambulatório de Psiquiatria (HSP/HU-Unifesp); Luiza Hiromi Tanaka, docente do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da EPE/Unifesp; Anderson da Silva Rosa, pró-reitor adjunto de Assuntos Estudantis (Prae/Unifesp); Vânia D'Almeida, presidente da Câmara de Graduação da EPM/Unifesp;além de outros membros da comunidade acadêmica que prestigiaram o evento.
-
Insegurança alimentar atinge 12,5% da população em São Paulo
07/11/2024
Inquérito conduzido por docentes da Unifesp revela disparidades socioeconômicas e destaca a...
-
Redução de morte súbita em pacientes com doença de Chagas com uso de CDI
22/10/2024
Pesquisa publicada no JAMA Cardiology, com participação do docente da Unifesp Angelo Amato de...
-
Mortalidade por câncer supera a de doenças cardiovasculares em 727 municípios no Brasil
14/10/2024
Pesquisa revela mudança nas principais causas de mortalidade no Brasil entre 2000 e 2019,...
-
Estudo revela novos fatores de risco para demência e abre caminhos para prevenção no Brasil
26/08/2024
Publicado na revista The Lancet, estudo elaborado por uma comissão da qual a pesquisadora Cleusa Ferri da...