Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Docentes do DIS/EPM participam do Congresso Brasileiro de Informática em Saúde (CBIS 2024)
Início do conteúdo da página

Docentes do DIS/EPM participam do Congresso Brasileiro de Informática em Saúde (CBIS 2024)

Publicado: Segunda, 14 de Outubro de 2024, 11h11 | Última atualização em Terça, 15 de Outubro de 2024, 09h22 | Acessos: 553

Congresso trouxe como pauta a inovação e os avanços na saúde digital

O Congresso Brasileiro de Informática em Saúde (CBIS 2024) foi marcado por uma série de apresentações e discussões sobre o uso de tecnologias emergentes na área da saúde, reunindo pesquisadores, docentes e profissionais da saúde digital. O evento abordou temas que vão desde a inteligência artificial aplicada à saúde até a importância da interoperabilidade e inclusão digital no Sistema Único de Saúde (SUS).

O congresso começou com tutoriais extras, incluindo o tutorial B_Thinking: Desenvolvendo produtos tecnológicos para a saúde com foco no usuário que trouxe idéias práticas sobre o desenvolvimento de soluções tecnológicas centradas no paciente. Outro destaque foi o tutorial sobre ChatGPT na área da Saúde, explorando o uso dessa tecnologia em pesquisa, educação e prestação de cuidados, destacando as oportunidades e desafios que a IA apresenta para o futuro da saúde.

A cerimônia de abertura foi seguida por uma palestra principal sobre o impacto da inteligência artificial na transformação dos cuidados de saúde, que destacou os avanços, desafios e oportunidades trazidos pela IA, transformando a prestação de cuidados, melhorando a eficiência e proporcionando melhores resultados para os pacientes.

Os docentes do Departamento de Informática em Saúde da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp) tiveram participação no CBIS 2024, contribuindo com importantes apresentações que enriqueceram os debates sobre saúde digital.

A professora Claudia Galindo Novoa apresentou o artigo "Avaliação da experiência de estudantes EaD em Informática em Saúde" durante o Workshop de Competências em Saúde Digital, onde abordou os principais desafios e oportunidades do ensino a distância na área. Além disso, ela também divulgou o Curso de Especialização em Informática em Saúde, ressaltando sua importância para a capacitação de profissionais que atuam no cenário digital da saúde. Claudia também participou do Painel Odontologia e Saúde Digital, onde discutiu o impacto das tecnologias digitais nos cuidados odontológicos e sua integração com a saúde digital. Além disso, ela fez parte da Comissão Científica do congresso, colaborando na avaliação dos trabalhos apresentados.

O professor Ivan Torres Pisa foi keynote no Workshop de Competências em Saúde Digital, apresentando a palestra "Ferramenta para medição da inteligência digital em saúde de trabalhadores da APS". Ele também apresentou o artigo "Avaliação da inteligência digital em saúde de trabalhadores da saúde", discutindo a digitalização do trabalho dos profissionais da saúde. Além disso, apresentou o projeto CDHI.br e a proposta do Observatório de Intervenções em Saúde Digital (OISD), cujo objetivo é fornecer uma metodologia e uma plataforma digital para classificar, avaliar e indexar intervenções em saúde digital. Ivan também exibiu o pôster "Uso de design thinking para caracterizar a atenção primária à saúde (APS) no teste de inteligência digital em saúde (IDs)", explorando como a metodologia de design thinking pode melhorar a implementação de soluções digitais no Sistema Único de Saúde (SUS).

A professora Maria Elisabete Salvador teve uma participou com a apresentação de quatro trabalhos na área temática "Educação em Saúde Digital: metodologias, treinamento e formação de profissionais em Saúde Digital". Todos os trabalhos foram apresentados de forma oral e abordaram tópicos essenciais para o avanço da educação na saúde digital. Os títulos apresentados foram: "Rubrica para avaliação de cursos online em Saúde Digital", onde propôs critérios para a avaliação da qualidade de cursos online na área; "Ensino de Saúde Digital no Brasil: estado da arte dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu", que traçou um panorama atual sobre o ensino da saúde digital no Brasil; "Desafios na retenção de alunos em cursos online em Saúde Digital", onde discutiu estratégias para manter os alunos engajados nesses cursos; e, por fim, "Revisão de escopo sobre áreas temáticas em Saúde Digital", que trouxe uma análise abrangente das principais áreas abordadas nessa temática. As contribuições da professora Maria Elisabete enriqueceram as discussões sobre educação em saúde digital e o futuro da formação de profissionais capacitados para atuar nessa área em constante evolução.

cbis2024

O painel sobre o Prontuário Eletrônico e-SUS APS como ferramenta de transformação digital na saúde do Brasil destacou como o uso de prontuários eletrônicos tem impactado positivamente a atenção primária à saúde (APS). Em paralelo, discussões sobre Ética e Inclusão na IA em Saúde abordaram os dilemas éticos envolvidos na implementação da inteligência artificial em sistemas de saúde. Outro painel que chamou atenção foi o Uso de Wearables e Implantáveis para o Monitoramento e Engajamento do Paciente, uma área que está crescendo rapidamente e promete transformar a maneira como os pacientes se envolvem em seus cuidados de saúde.

No último dia do congresso, discussões sobre Saúde Digital para populações vulneráveis e o uso da inteligência artificial para o reconhecimento precoce de doenças foram temas centrais, demonstrando o compromisso dos profissionais de saúde digital com a promoção da equidade e a melhoria da detecção de doenças. A cerimônia de encerramento destacou os avanços em saúde digital discutidos ao longo do evento, além de reflexões sobre o futuro da área no Brasil e no mundo.

O CBIS 2024 reafirmou a importância do uso de tecnologias emergentes na saúde, reunindo especialistas que estão na vanguarda da inovação e promovendo debates essenciais para o avanço do sistema de saúde digital no Brasil.

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 
Categoria:

Fim do conteúdo da página