Em visita ao HSP e laboratórios da Unifesp, deputado federal acompanha aplicação de emendas parlamentares
Unifesp mantém diálogo com deputados em busca de mais recursos para atividades de assistência, ensino e pesquisa
Ouça acima o conteúdo deste artigo.
Em visita ao Hospital São Paulo, Hospital Universitário da Universidade Federal de São Paulo (HSP/HU Unifesp) e ao Edifício de Pesquisas 2 da Unifesp ocorrida nesta sexta, 24, o deputado federal Kim Kataguiri observou de perto o resultado da aplicação de recursos oriundos de emenda parlamentar. O deputado visitou o sétimo andar do HSP, onde está instalada a Unidade de Terapia Intensiva, bem como laboratórios de Urologia e de Imunologia Molecular, que receberam o reforço de equipamentos importados e essenciais para o trabalho de pesquisa acadêmica.
O deputado foi recebido pelo reitor da Unifesp, Nelson Sass, que estava acompanhado por Dan Levy, assessor de Relações Institucionais, Ramiro Anthero de Azevedo e Ieda Maugeri, diretor e vice-diretora acadêmicos do Campus São Paulo, e Alexandre Balsanelli, diretor da Escola Paulista de Enfermagem (EPE). Também acompanharam a visita David Pares, diretor da Unidade Gestora Hospital Universitário/Unifesp e Ricardo Bertolla, chefe de Gabinete.
Ao agradecer a visita do deputado, Nelson Sass destacou a compreensão e sensibilidade dos parlamentares acerca da dificuldade de sustentabilidade financeira vivida pelas universidades públicas atualmente e ressaltou “que os recursos preciosos que chegam via emendas se transformam em melhorias na estrutura de ensino e de atendimento para que a universidade siga sua missão de assistência, formação profissional e de pesquisa”.
Na mesma linha, Ricardo Bertolla também mencionou a relevância desse tipo de repasse financeiro, “o que permite melhorar a formação de muitos alunos e residentes, que seguem aplicando o conhecimento adquirido em outras cidades, estados e regiões, mostrando a dimensão do impacto gerado por cada recurso aportado na universidade”.
O deputado federal Kim Kataguiri agradeceu a recepção na Unifesp e após a visita afirmou “estar honrado em ver que as emendas estão fazendo diferença e se transformando em benefício para a sociedade”.
A reitoria da Unifesp tem mantido agenda com diversos parlamentares na tentativa de garantir recursos que permitam a sequência plena das atividades de ensino, pesquisa e assistência, mesmo diante de um cenário de grande dificuldade financeira.
-
Insegurança alimentar atinge 12,5% da população em São Paulo
07/11/2024
Inquérito conduzido por docentes da Unifesp revela disparidades socioeconômicas e destaca a...
-
Redução de morte súbita em pacientes com doença de Chagas com uso de CDI
22/10/2024
Pesquisa publicada no JAMA Cardiology, com participação do docente da Unifesp Angelo Amato de...
-
Mortalidade por câncer supera a de doenças cardiovasculares em 727 municípios no Brasil
14/10/2024
Pesquisa revela mudança nas principais causas de mortalidade no Brasil entre 2000 e 2019,...
-
Estudo revela novos fatores de risco para demência e abre caminhos para prevenção no Brasil
26/08/2024
Publicado na revista The Lancet, estudo elaborado por uma comissão da qual a pesquisadora Cleusa Ferri da...