Estudantes de instituição mineira visitam o LABDIS para colaboração
Durante a oficina foram criados dedos de silicone para implantação em uma mão robótica
No dia 20 de setembro de 2024, o Laboratório de Criatividade, Empreendedorismo e Inovação em Saúde (LADBIS) recebeu na sua Oficina de Inovação Tecnológica os estudantes de Engenharia Biomédica Mariana Helena Cunha Bochi, Lívia Beatriz Reversi Cordeiro, Gabriel Sarlo Carneiro Ribeiro, do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), para uma oficina colaborativa. Durante a visita, os alunos, em conjunto com a equipe do LABDIS, desenvolveram dedos de silicone que foram integrados à mão robótica em desenvolvimento pelos estudantes do Inatel.
Foto da Oficina (📸Paulo Freire)
O Inatel, localizado em Santa Rita do Sapucaí (MG), cidade conhecida como Vale da Eletrônica, devido aos centros educacionais e empresas tecnológicas situadas na cidade, é uma instituição de ensino superior de renome, conhecida por sua excelência na formação de profissionais nas áreas de telecomunicações, engenharia elétrica, computação e engenharia biomédica.
Esta visita ao LABDIS é fruto de um contato iniciado na Feira Hospitalar de 2023, onde o Dr. Paulo Freire, membro da equipe do LABDIS, conheceu os alunos do Inatel e os convidou para uma colaboração. O objetivo principal dessa interação é explorar novas possibilidades e fortalecer a cultura de inovação e “mão na massa”, princípios que tanto o LABDIS quanto o Inatel compartilham.
O programa Maker do Inatel, que integra metodologias ágeis e centradas nos usuários, oferece aos alunos uma carga horária prática ampliada, estimulando a transformação de ideias em produtos reais. A experiência no LABDIS proporcionou aos estudantes uma oportunidade única de aplicar esses conceitos em um ambiente colaborativo, onde a criatividade e a inovação são constantemente incentivadas.
Essa colaboração é mais do que apenas um exercício acadêmico; ela representa o potencial de duas instituições líderes unindo forças para criar soluções tecnológicas que podem impactar positivamente o setor de saúde e a engenharia no Brasil.
O Departamento de Informática em Saúde da Universidade Federal de São paulo não recomenda especificamente nenhuma das marcas ou produtos mencionados nesta matéria. As informações aqui apresentadas são de caráter meramente informativo e não refletem necessariamente a opinião ou posicionamento oficial do Departamento. Não há conflito de interesses entre o Departamento e as empresas citadas. |
-
Em estudo pré-clínico, novo soro antiveneno de jararaca foi três vezes mais eficiente do que o padrão
18/02/2025
Pesquisadores da Unifesp e do Instituto Butantan trabalham em versão melhorada do soro...
-
Pesquisadores(as) da Unifesp participam de novo estudo global que revela genes ligados à depressão em diversas etnias
28/01/2025
Estudo é o maior já realizado sobre a genética da depressão, analisando dados de mais de 5 milhões de...
-
Insegurança alimentar atinge 12,5% da população em São Paulo
07/11/2024
Inquérito conduzido por docentes da Unifesp revela disparidades socioeconômicas e destaca a...
-
Redução de morte súbita em pacientes com doença de Chagas com uso de CDI
22/10/2024
Pesquisa publicada no JAMA Cardiology, com participação do docente da Unifesp Angelo Amato de...