Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Estudo da Unifesp revela efetividade de programa na redução de comportamentos agressivos em crianças
Início do conteúdo da página

Estudo da Unifesp revela efetividade de programa na redução de comportamentos agressivos em crianças

Publicado: Terça, 23 de Julho de 2024, 08h21 | Última atualização em Segunda, 05 de Agosto de 2024, 10h39 | Acessos: 3223

Pesquisa demonstra que o Elos 2.0, baseado no Good Behavior Game, melhora a concentração, o comportamento pró-social e a agressividade de alunos(as) do ensino fundamental em escolas públicas brasileiras.

Por Ligia Gabrielli

Um estudo conduzido pela docente Sheila C. Caetano e pela estudante de doutorado Marília Sousa, do Departamento de Psiquiatria da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM/Unifesp) - Campus São Paulo, destacou a efetividade do Programa Elos 2.0, uma versão brasileira do Good Behavior Game (GBG), na redução de problemas de comportamento agressivo em sala de aula. Esta pesquisa, intitulada Efetividade do Programa Elos 2.0 - um bem para a sala de aula, teve como objetivo principal avaliar a efetividade deste programa de prevenção universal em problemas de concentração, comportamento disruptivo/agressivo e comportamento pró-social.

O estudo foi realizado com 2.030 crianças, com idades entre 6 e 10 anos, alunas do ensino fundamental I de escolas públicas. Os resultados indicaram que o programa teve um impacto positivo significativo na redução substancial nos comportamentos disruptivos, além da melhoria da concentração e no comportamento pró-social das crianças. "Nossos achados indicam que o Programa Elos 2.0 está associado a melhorias robustas nos comportamentos disruptivos, habilidades de comportamento pró-social e de concentração das crianças", afirma Sheila Caetano.

A metodologia do estudo envolveu escolas públicas comparando um grupo de crianças que participou do Programa Elos 2.0 com um grupo controle que não teve acesso ao programa. Ao final da intervenção, os(as) alunos(as) que participaram do Elos 2.0 apresentaram um aumento significativo nos escores de comportamento pró-social e de concentração, em comparação com o grupo controle. Os dados mostraram que as crianças do grupo Elos 2.0 tinham 4,88 vezes mais chances de não apresentar comportamento disruptivo em comparação às crianças do grupo controle.

Os resultados destacaram a efetividade do Elos 2.0 em três principais comportamentos observados entre os(as) alunos(as) da primeira à quarta série: aumento do comportamento pró-social, melhoria na concentração e redução do comportamento disruptivo/agressivo. "Este estudo oferece um suporte preliminar para a implementação do Programa Elos 2.0 nas escolas públicas brasileiras", acrescenta a professora.

Impacto e Benefícios do Good Behavior Game (GBG)

O Good Behavior Game (GBG), que serve de base para o Elos 2.0, é um método universal de gerenciamento de comportamento em sala de aula, amplamente reconhecido por sua efetividade na promoção da saúde mental em crianças e adolescentes. O GBG fornece aos(às) professores(as) estratégias para reduzir comportamentos agressivos, timidez e isolamento social, que são fatores de risco para problemas futuros de saúde mental, como depressão, violência, uso de álcool e outras drogas e suicídio.

A implementação de intervenções preventivas como o GBG, especialmente no início da vida escolar, tem benefícios significativos para a saúde mental das crianças a curto e longo prazo. "As evidências mostram que a implementação de intervenções preventivas no início da vida que apresentam fatores de risco pré-existentes em contextos educacionais ou familiares podem ter um efeito positivo na redução da incidência e/ou progressão de transtornos mentais ao longo da vida e prevenir uso de álcool e outras drogas", explica Caetano.

Implementação do Programa Elos 2.0 no Brasil

A aplicação do Programa Elos 2.0 em larga escala tem o potencial de transformar o ambiente escolar e promover um desenvolvimento mais saudável e equilibrado das crianças brasileiras. A sua disseminação pode contribuir com a melhoria do comportamento dos(as) alunos(as), reduzindo os índices de agressividade e comportamentos disruptivos, e promovendo um ambiente escolar mais harmonioso e propício ao aprendizado.

A professora Sheila Caetano destaca a importância da continuidade e expansão de programas como o Elos 2.0: "acreditamos que a implementação ampla deste programa nas escolas públicas brasileiras poderá trazer benefícios duradouros para a saúde mental e o bem-estar das crianças, contribuindo para uma sociedade mais saudável e equilibrada."

O estudo também revela a efetividade do Programa Elos 2.0 em reduzir comportamentos agressivos e melhorar a concentração e o comportamento pró-social entre crianças do ensino fundamental. A implementação de programas de prevenção universal, como o Elos 2.0, representa uma estratégia promissora para promover a saúde mental e o desenvolvimento saudável das crianças nas escolas públicas brasileiras. Ao fornecer ferramentas práticas para professores(as) e criar um ambiente escolar mais positivo, o Programa Elos 2.0 tem o potencial de gerar impactos duradouros na vida dos(as) alunos(as) e na qualidade do ensino.

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Categoria:

Fim do conteúdo da página