Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Inovação na triagem de AVC: a contribuição do processamento de linguagem natural
Início do conteúdo da página

Inovação na triagem de AVC: a contribuição do processamento de linguagem natural

Publicado: Quarta, 30 de Outubro de 2024, 17h00 | Última atualização em Segunda, 04 de Novembro de 2024, 21h32 | Acessos: 151

Estudo apresentado no WSC 2024 destaca como a tecnologia pode acelerar o atendimento a pacientes com oclusão de grandes vasos

O professor João Brainer, do Departamento de Informática em Saúde da Escola Paulista de Medicina (DIS/EPM), apresentou o trabalho intitulado "Natural Language Processing for Triage of Large Vessel Occlusion" no 16º Congresso Mundial de Acidente Vascular Cerebral (AVC) (WSC 2024), realizado em Abu Dhabi. Ele é o autor principal do estudo, que conta também com a colaboração dos pesquisadores do DIS José Márcio Duarte, Thiago Costa, Paulo Paiva, André Shimaoka, Antonio da Silva Junior, Evelyn Pacheco e Gisele Sampaio Silva.

O Congresso Mundial de AVC é um evento internacional que reúne especialistas, pesquisadores e profissionais de saúde de várias partes do mundo para discutir avanços e desafios na prevenção, diagnóstico e tratamento de acidentes vasculares cerebrais. A edição de 2024, realizada em Abu Dhabi, abordou temas como novas tecnologias, técnicas de tratamento emergentes e abordagens preventivas para AVCs. O congresso é uma plataforma onde são compartilhadas inovações e evidências científicas que contribuem para o aperfeiçoamento das práticas médicas e da pesquisa em AVC.

O trabalho apresentado pelo professor João Brainer investiga o uso de Processamento de Linguagem Natural (NLP) para a triagem de oclusões de grandes vasos, um tipo específico de acidente vascular cerebral que exige resposta rápida e precisa para minimizar danos ao paciente. A pesquisa foca em como técnicas de NLP podem auxiliar na identificação e classificação dessas oclusões, facilitando o atendimento médico em situações de emergência. O uso de NLP na área médica visa transformar dados textuais em informações úteis para apoiar decisões clínicas, aprimorando o fluxo de atendimento.

O estudo propõe um modelo de triagem que utiliza NLP para identificar pacientes com AVC isquêmico com suspeita de oclusão de grandes vasos. O algoritmo surgiu baseado em registros de atendimento em teleinterconsulta, ajudando profissionais a determinar rapidamente o nível de prioridade no atendimento. A aplicação dessa tecnologia tem o potencial de acelerar o processo de triagem em unidades de emergência e otimizar a alocação de recursos, com impacto direto na qualidade e agilidade do atendimento aos pacientes com AVC isquêmico.

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Categoria:

Fim do conteúdo da página