LABDIS explora novas possibilidades de inovação em saúde digital com tecnologias imersivas
Professores do Departamento de Informática em Saúde e especialistas iniciam discussões sobre o uso do metaverso e realidade aumentada na educação em saúde
No dia 26 de agosto de 2024, o Departamento de Informática em Saúde da Escola Paulista de Medicina (DIS/EPM) foi palco de um encontro entre professores e especialistas, cujo objetivo era explorar o potencial das tecnologias imersivas na educação em saúde. O encontro focou na inovação através das tecnologias imersivas, uma área promissora para o aprimoramento do ensino e aprendizagem no setor.
Fotos da Reunião (📸@apelogi)
O encontro contou com a participação dos de Stella Peccin (responsável pela Disciplina de Educação em Saúde Baseada nas Melhores Evidências), Thiago Bulhões da Silva Costa (professor do DIS/EPM com foco em processamento de sinais biomédicos), Ricardo Giusti da Silva (Mestre em Educação em Saúde, MBA em Metaverso, doutorando do Programa de pós-graduação em Saúde Baseada em Evidências da EPM/Unifesp), Claudia Galindo Novoa (chefe da disciplina de Informática em Saúde e coordenadora do curso de Especialização em Informática em Saúde da UAB/Unifesp), Linda Omar Alves Bernardes (coordenadora do Laboratório de criatividade, empreendedorismo e inovação em saúde (LADBIS)e da Liga Acadêmica de Inovação em Saúde (LigaDIS), Paulo Celso Budri Freire (Coordenador da Oficina de Inovação Tecnológica e Impressão 3D), Andréa Pereira Simões Pelogi (servidora do DIS/EPM) e Paulo Bandiera-Paiva (chefe do DIS/EPM) teve como objetivo discutir a promoção do acesso dos alunos às tecnologias de imersão, o desenvolvimento de conteúdos para treinamentos específicos e a estruturação do LABDIS Virtual. Essas iniciativas visam aprimorar as competências e habilidades dos estudantes na aplicação de soluções tecnológicas avançadas em saúde, preparando-os para liderar e inovar em um campo que está em constante evolução.
Durante a reunião, os participantes tiveram a oportunidade de experimentar uma simulação imersiva no metaverso, criada por Stella e Ricardo. Essa experiência permitiu vislumbrar o potencial dessas tecnologias na educação em saúde, proporcionando uma forma inovadora de aprendizado colaborativo que transcende as limitações geográficas.
Simulação imersiva no metaverso (📸@apelogi e @bernardeslinda)
Durante o evento, a professora Claudia Galindo destacou a importância de proporcionar aos alunos do curso EaD de Especialização em Informática em Saúde da Unifesp a oportunidade de realizar reuniões imersivas de realidade aumentada, facilitando a interação entre os polos participantes. Já a professora Linda Bernardes expressou seu entusiasmo em criar em parceria com a professora Stella e o doutorando Ricardo uma estação de imersão virtual no LABDIS, oferecendo uma experiência de treinamento imersivo não apenas para os alunos do curso de Tecnologia em Informática em Saúde, mas também para os alunos dos outros cursos de graduação que tenham interesse no tema, para os participantes da LIGADIS e para pós graduandos e pesquisadores envolvidos em projetos aplicados com o uso dessas ferramentas tecnológicas avançadas.
-
Insegurança alimentar atinge 12,5% da população em São Paulo
07/11/2024
Inquérito conduzido por docentes da Unifesp revela disparidades socioeconômicas e destaca a...
-
Redução de morte súbita em pacientes com doença de Chagas com uso de CDI
22/10/2024
Pesquisa publicada no JAMA Cardiology, com participação do docente da Unifesp Angelo Amato de...
-
Mortalidade por câncer supera a de doenças cardiovasculares em 727 municípios no Brasil
14/10/2024
Pesquisa revela mudança nas principais causas de mortalidade no Brasil entre 2000 e 2019,...
-
Estudo revela novos fatores de risco para demência e abre caminhos para prevenção no Brasil
26/08/2024
Publicado na revista The Lancet, estudo elaborado por uma comissão da qual a pesquisadora Cleusa Ferri da...