Luciano Lopes é o novo professor do Departamento de Informática em Saúde da EPM
Docente tem expertise em bioinformática, ciência de dados e inteligência artificial
No dia 23 de setembro de 2024, o Departamento de Informática em Saúde (DIS) da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp) celebrou a posse de seu mais novo professor, Luciano Rodrigo Lopes. A cerimônia, realizada no anfiteatro da Reitoria, contou com a presença da pró-reitora de Gestão com Pessoas, Elaine Damasceno e com a equipe de Gestão de Vagas e Concursos da Unifesp.
Novos(as) docentes da Unifesp na posse coletiva 📸 @alexreipert
O concurso
O concurso foi realizado nos dias 23 e 24 de abril de 2024 com uma banca para seleção de professor do Departamento de Informática em Saúde (DIS/EPM). O concurso do edital 661/23, que contou com 10 inscritos, teve a participação de 5 candidatos no processo seletivo.
A primeira etapa do concurso consistiu em uma aula ministrada pelos candidatos, onde puderam demonstrar suas habilidades didáticas e conhecimentos na área. Posteriormente, dois candidatos foram selecionados para avançar para a segunda etapa do processo. Na segunda etapa, os dois candidatos finalistas foram arguidos por uma banca examinadora composta por 5 integrantes, professores e profissionais da área da saúde e informática.
A banca examinadora foi composta pelos professores titulares professores titulares Marimelia Aparecida Porcionatto, vice-diretora da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp), Maria Lucia Oliveira de Souza Formigoni, do Departamento de Psicobiologia da EPM/Unifesp, Mary Caroline Skelton Macedo, da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (USP), Fátima de Lourdes dos Santos Nunes Marques, da USP e Jesús Pascual Mena Chalco da Universidade Federal do ABC (UFABC).
Candidato aprovado
Após avaliação rigorosa, o candidato Luciano Rodrigo Lopes foi aprovado para a posição de professor do DIS/EPM.
Luciano Rodrigo Lopes é pesquisador na área de Bioinformática, com interesse em biologia evolutiva, interação patógeno-hospedeiro e retrovirologia. Possui experiência em informática em saúde e inteligência artificial (IA), e apresenta características agregadoras e entusiasmo relacionado ao ensino e orientação. Além disso, é observador de aves e possui um extenso currículo acadêmico, com formação técnica em eletrônica, bacharelado em Biomedicina, mestrado e doutorado em Ciências, além de experiência como docente e pesquisador em diversas instituições.
Luciano iniciou no Departamento de Informática em Saúde (DIS) da EPM/Unifesp em 2008 e atualmente atua no Laboratório de Bioinformática. Suas atividades incluem ensino, pesquisa e extensão, participação em projetos de IA e integração em grupos de pesquisa na área da saúde.[Fonte: Lattes]
-
Insegurança alimentar atinge 12,5% da população em São Paulo
07/11/2024
Inquérito conduzido por docentes da Unifesp revela disparidades socioeconômicas e destaca a...
-
Redução de morte súbita em pacientes com doença de Chagas com uso de CDI
22/10/2024
Pesquisa publicada no JAMA Cardiology, com participação do docente da Unifesp Angelo Amato de...
-
Mortalidade por câncer supera a de doenças cardiovasculares em 727 municípios no Brasil
14/10/2024
Pesquisa revela mudança nas principais causas de mortalidade no Brasil entre 2000 e 2019,...
-
Estudo revela novos fatores de risco para demência e abre caminhos para prevenção no Brasil
26/08/2024
Publicado na revista The Lancet, estudo elaborado por uma comissão da qual a pesquisadora Cleusa Ferri da...