Nova câmara de irradiação ultravioleta facilita acabamento de peças Impressas em 3D
A Oficina de Inovação Tecnológica e Impressão 3D do LABDIS desenvolve equipamento sustentável para complementar a polimerização de peças impressas com resina fotossensível
A comunidade acadêmica da Unifesp conta agora com um novo recurso para a finalização de peças impressas em 3D: a câmara de irradiação ultravioleta. Desenvolvido pela Oficina de Inovação Tecnológica e Impressão 3D, parte integrante do Laboratório de criatividade, empreendedorismo e inovação em saúde (LABDIS), o equipamento foi criado para suprir a necessidade de complementar a polimerização de peças produzidas com resina líquida fotossensível.
Câmara de irradiação ultravioleta (📷 Paulo Freire)
A câmara de irradiação ultravioleta é uma estrutura fechada onde as peças impressas são expostas à radiação UV artificial por aproximadamente uma hora. Esse processo é essencial para garantir o acabamento adequado e a durabilidade das peças, uma vez que a exposição à radiação solar natural nem sempre é constante ou suficiente.
O equipamento foi desenvolvido de forma sustentável, utilizando peças recuperadas que seriam descartadas, reforçando o compromisso da Oficina com a inovação e a sustentabilidade. Essa nova ferramenta está à disposição de todos os pesquisadores da comunidade da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) que utilizam resina fotossensível em seus projetos.
Entre os possíveis usos da câmara de irradiação ultravioleta, destacam-se a finalização de protótipos em pesquisas científicas, a criação de dispositivos médicos personalizados e o desenvolvimento de materiais para ensino e aprendizagem. A câmara é especialmente útil para projetos que exigem alta precisão e resistência dos materiais.
Para utilizar o equipamento, os interessados devem entrar em contato com o LABDIS e agendar um horário. A iniciativa visa não apenas facilitar o trabalho dos pesquisadores, mas também fomentar a colaboração e o compartilhamento de recursos dentro da comunidade acadêmica.
Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
-
Em estudo pré-clínico, novo soro antiveneno de jararaca foi três vezes mais eficiente do que o padrão
18/02/2025
Pesquisadores da Unifesp e do Instituto Butantan trabalham em versão melhorada do soro...
-
Pesquisadores(as) da Unifesp participam de novo estudo global que revela genes ligados à depressão em diversas etnias
28/01/2025
Estudo é o maior já realizado sobre a genética da depressão, analisando dados de mais de 5 milhões de...
-
Insegurança alimentar atinge 12,5% da população em São Paulo
07/11/2024
Inquérito conduzido por docentes da Unifesp revela disparidades socioeconômicas e destaca a...
-
Redução de morte súbita em pacientes com doença de Chagas com uso de CDI
22/10/2024
Pesquisa publicada no JAMA Cardiology, com participação do docente da Unifesp Angelo Amato de...