Empresa de engenharia especializada é selecionada para desenvolver projeto para a Unifesp
Novas tecnologias para redução do consumo de energia elétrica
Ouça acima o conteúdo deste artigo.
Por Priscilla Marcelle
A Unifesp publicou em agosto no Diário Oficial da União, o edital de chamamento para seleção de empresa de engenharia especializada em serviços de conservação de energia, também conhecida como Energy Services Company (ESCO), ou empresa de engenharia habilitada para apresentar à ENEL DISTRIBUIÇÃO SÃO PAULO o Projeto de Eficiência Energética (PEE) com propostas de ações que busquem novas tecnologias que contribuam na redução do consumo de energia elétrica da Reitoria da Unifesp e dos Campi atendidos por esta concessionária (a saber: Diadema, Osasco, São Paulo e Zona Leste). No início de setembro de 2022, o resultado final do julgamento, em que a DEODE INOVAÇÃO E EFICIÊNCIA EM ENERGIA LTDA foi a vencedora, e irá desenvolver o PEE para a Unifesp.
Com o PEE elaborado pela ESCO DEODE, a Unifesp irá participar do Edital de Chamada Pública de Projetos (CPP 001/2022) lançado pela ENEL. Esse edital tem como finalidade selecionar propostas de PEEs e uso racional de energia elétrica para integrar o Programa de Eficiência Energética da ENEL DISTRIBUIÇÃO SÃO PAULO. O edital exige que cada projeto seja de no mínimo R$ 1.500.000,00 (um milhão e quinhentos mil reais) e no máximo R$ 4.000.000,00 (quatro milhões de reais).
O PEE irá apresentar possíveis intervenções que visam à redução do consumo de energia elétrica. A ESCO está analisando as potenciais ações nos campi da Unifesp com visitas locais para o desenvolvimento do projeto e participação na CPP 001/2022 ENEL. No campus São Paulo, essa ação tem sido acompanhada pelo Departamento de Infraestrutura e pela Divisão de Gestão Ambiental.
“Pequenas mudanças são o ponto inicial para grandes resultados”.
Marianna Moreno
-
Insegurança alimentar atinge 12,5% da população em São Paulo
07/11/2024
Inquérito conduzido por docentes da Unifesp revela disparidades socioeconômicas e destaca a...
-
Redução de morte súbita em pacientes com doença de Chagas com uso de CDI
22/10/2024
Pesquisa publicada no JAMA Cardiology, com participação do docente da Unifesp Angelo Amato de...
-
Mortalidade por câncer supera a de doenças cardiovasculares em 727 municípios no Brasil
14/10/2024
Pesquisa revela mudança nas principais causas de mortalidade no Brasil entre 2000 e 2019,...
-
Estudo revela novos fatores de risco para demência e abre caminhos para prevenção no Brasil
26/08/2024
Publicado na revista The Lancet, estudo elaborado por uma comissão da qual a pesquisadora Cleusa Ferri da...