Você sabe o que é mediação de conflitos?
O objetivo é estimular o diálogo e a construção conjunta de decisões
O que é a CaMU?
A Câmara de Mediação da Unifesp (CaMU) foi criada em 3 de fevereiro de 2021 através da Portaria 2005/2021. É um espaço de diálogo de princípios éticos aplicados a situações concretas, com função de recepcionar relatos de conflitos funcionais e buscar promover eventual conciliação ou direcionamento para outros órgãos.
O que é mediação de conflitos?
A mediação é um meio consensual de gestão de conflitos que estimula o diálogo e a construção conjunta de decisões, ou seja, convida todos(as) os(as) envolvidos(as) a fazerem parte da decisão e da mudança. É um espaço de diálogo e de confiança em que não há julgamentos, acusações ou análise de documentos. A voluntariedade é fundamental, pois as pessoas são convidadas a participar e a ter a oportunidade de resolver o conflito de forma não adversarial.
O diálogo é construído com o auxílio de dois(duas) mediadores(as) atuando em co-mediação. É importante ressaltar que o(a) mediador(a) é um(a) profissional devidamente capacitado(a) para atuar nessas situações, com total autonomia e imparcialidade, sempre prezando pela confidencialidade do procedimento.
São princípios da mediação: confidencialidade; voluntariedade; decisão informada; imparcialidade; independência; autonomia da vontade; oralidade; informalidade; competência; respeito à ordem pública e às leis vigentes; empoderamento; validação; isonomia entre as partes; busca do consenso e boa-fé.
Qual o papel da CaMU e sobre quais eixos ela está estruturada?
A CaMU tem o objetivo de desenvolver mecanismos de gestão de conflitos. Está estruturada em três eixos: preventivo, estratégico e resolutivo.
No eixo preventivo, o objetivo é capacitar para a gestão adequada dos conflitos; fortalecer espaços institucionais; orientar sobre mediação e gestão de conflitos; realizar a formação continuada dos(as) servidores(as) que compõem o quadro de mediadores(as) da CaMU.
No eixo estratégico, o objetivo é articular instâncias institucionais, estruturar fluxos administrativos e documentais; dialogar com as demais instâncias; coletar dados para análise.
E, por fim, no eixo resolutivo, o objetivo é recepcionar as demandas da Ouvidoria e da Câmara de Juízo de Admissibilidade (CJA) para realização de mediação de conflitos. Essas sessões serão realizadas por servidores(as) que compõem o quadro de mediadores(as) da CaMU Reitoria.
Quais são os objetivos dos encontros abertos da CaMU e que resultados foram obtidos?
Os “Encontros Abertos” foram uma iniciativa para aproximar/apresentar a CAMU nos diversos espaços da universidade, sendo também um recurso essencial para levantarmos as demandas da comunidade acadêmica. A partir delas, conseguimos estruturar/planejar novas ações - cursos, treinamentos, etc - que colaborem para a busca por transformações no paradigma de convivência atual e que favoreçam a construção de uma Unifesp mais acolhedora, que consiga, coletivamente, lidar com os conflitos.
Quais são as ações futuras da CaMU ?
Nossas ações são sempre pautadas pelas necessidades apresentadas pela Universidade. Coletamos informações e desenhamos ações que possam atender aos(às) servidores(as) de forma efetiva. O desenvolvimento de ações no eixo preventivo é o nosso principal foco no ano de 2021.
Já realizamos várias atividades que podem ser conferidas no nosso site, como encontros abertos, formação no Departamento de Neurologia, curso de capacitação de chefias, entre outras.
Para dar sequência a este trabalho temos várias ações já programadas, exemplo:
1) II turma da formação de chefias em liderança e mediação em ambiente universitário;
2) Evento de Extensão via Canal da Unifesp no Youtube;
3) Treinamento em Gestão de Conflitos e Mediação para todos os(as) servidores(as) do DDGP;
4) Participação na semana do Servidor da Unifesp;
5) Parcerias institucionais com UNILA e UERJ; dentre outros que estão sendo pensados e estruturados com o objetivo de fomentar o conhecimento sobre gestão de conflitos e mediação.
Como solicitar uma mediação de conflitos?
Para solicitar a mediação de conflitos orientamos que faça sua manifestação da seguinte forma:
- Através da página da Ouvidoria ou acesse o sistema FalaBR. Você pode optar por fazer uma reclamação ou uma solicitação.
- Em ambos os casos você fará seu login (ou criar uma conta).
- Realizado o login, você solicitará que seu caso seja tratado pela Câmara de Mediação da Unifesp, assim sua demanda será acolhida e você orientado quanto aos procedimentos utilizados por este canal. Não esqueça de fornecer seu e-mail e telefone de contato.
Que tipo de profissionais fazem parte da equipe da CaMU ?
Na gestão da CaMU, temos uma coordenação e duas assessorias, sendo uma educacional e outra técnica. Atualmente, nessa composição da gestão, temos duas docentes e três técnicas-administrativas em educação. Além disso, há vinte e quatro mediadores(as) em formação, entre docentes e técnicos-administrativos em educação, dos diversos campi da Unifesp. Destaca-se que todos os vinte e quatro mediadores(as) realizaram um curso de formação promovido pela CaMU e DDGP com 80 horas teóricas e agora realizam o estágio de mais 80 horas.
Equipe CaMU
Isabela Mallagoli
Enfermeira pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, especialista em Enfermagem em Centro Cirúrgico e Enfermagem do Trabalho. Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo. Desde 2016 é enfermeira do Departamento de Saúde do Trabalhador da Unifesp. Mediadora em formação e atualmente assessora técnica da CaMU-Unifesp.
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Ísis Bastos
Professora de Direito Privado no curso de graduação em Direito da Unifesp, Coordenadora da Câmara de Mediação da Unifesp - CaMU, Pesquisadora Líder do Grupo de Pesquisa: Estudos avançados de prática e teoria em mediação, Coordenadora da Ação de Extensão Comunica Direito Privado, Doutora e Mestra em Direito pela PUCRS, com estágio doutoral de pesquisa na Universidad de Burgos - Espanha e Mediadora formada e certificada pelo ICFML.
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Nayara Faleiros
Doutora em Psicologia Social (Orientação Profissional e de Carreira) pela Universidade de São Paulo (USP) e Psicóloga pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Atualmente, é servidora pública federal na Unifesp, atuando como Técnica em Assuntos Educacionais no Departamento de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (DDGP). Suas atividades estão relacionadas, principalmente, ao desenvolvimento da carreira dos servidores técnico-administrativos em educação da universidade.
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Nádia Bertoncello
Doutora em Ciências pela Unifesp, Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP) e farmacêutica pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Desde 2013, é servidora pública federal na Unifesp, atuando como técnica de laboratório no Departamento de Ciência e Tecnologia. Mediadora em formação e atualmente assessora técnica da CaMU-Unifesp.
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Marisa Sacaloski
Fonoaudióloga pela UNIFESP, pedagoga, especialista em psicopedagogia, distúrbios da comunicação humana, distúrbios da audição, violência doméstica contra a criança e o adolescente, libras e educação especial, doutora em Ciências pela Unifesp, docente do Departamento de Fonoaudiologia da Unifesp – Campus São Paulo, mediadora em formação. Membro do NAI campus SP e do CTAI Unifesp.
Qual a localização e como entrar em contato com a CaMU ?
Devido ao contexto da pandemia o perfil multicampi, a CaMU tem atuado virtualmente, devido ao trabalho remoto. disponibilizamos diferentes canais de comunicação: site, e-mail, instagram, whatsApp. O contato pode ser feito por esses canais para tirar dúvidas. Para solicitar formação sobre mediação ou outra temática relacionada à comunicação ou conflitos basta fazer um processo SEI simples. Para a mediação deve-se solicitar via fala br.
Qual canal de comunicação mais adequado para cada caso?
No caso de dúvidas, consulte o site ou envie um e-mail.
Para solicitar formações em mediação ou outras temáticas relacionadas à comunicação e/ou conflitos, basta abrir um processo SEI e enviar para a CaMU.
E, para solicitar uma mediação, o registro deve ser feito via plataforma FalaBr.
Outros canais:
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