Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Convênio do Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental (CAISM) é renovado

Publicado: Quarta, 27 de Abril de 2022, 07h59 | Última atualização em Sexta, 29 de Abril de 2022, 15h54 | Acessos: 43496

Local é uma parceria estratégica entre a Unifesp, a SPDM e a Secretaria Estadual de Saúde

No último dia 18 de abril de 2022, foi assinada a renovação do convênio do Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental (CAISM), fruto de uma parceria estratégica firmada entre a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a partir do Departamento de Psiquiatria da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp), a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) e a Secretaria Estadual de Saúde (SES).

O convênio CAISM SPDM-Unifesp-SES prevê recursos de custeio no montante total de 11 milhões e 340 mil reais, a ser repassado em parcelas mensais estimadas no valor de 945 mil reais pela secretaria, tendo como objeto o desenvolvimento de ações e serviços acadêmico-assistenciais à saúde mental no Sistema Único de Saúde (SUS).

Iniciada em março de 2018, essa parceria tripartite é de fundamental importância para a universidade, voltada à atuação de estudantes de graduação e pós-graduação da área de saúde de diversas unidades universitárias, residentes médicos(as) e multiprofissionais da EPM/Unifesp, da Escola Paulista de Enfermagem (EPE/Unifesp), assim como de residentes da Universidade de São Paulo (USP) e da Santa Casa.

Localizado no bairro da Vila Mariana, próximo ao Campus São Paulo da Unifesp e ao Metrô Vila Mariana, o centro atende a casos de saúde mental em todos os níveis de complexidade. Ele oferece assistência à saúde com qualidade aos(às) usuários(as) do SUS, encaminhados(as) pela Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde (CROSS), e tem pronto-socorro "porta aberta".

Para o professor Jair Mari, coordenador do CAISM e chefe do Departamento de Psiquiatria da EPM/Unifesp, o centro é uma unidade tradicional no atendimento à saúde da população de São Paulo, e o Departamento de Psiquiatria tem uma produção científica de nível internacional, formando recursos humanos especializados para atuação em casos comuns e complexos da especialidade.

"O CAISM possui o pronto-socorro de Psiquiatria 'porta aberta' e 100% SUS mais importante da cidade de São Paulo, além de abrigar 60 residentes e 30 programas assistenciais de várias especialidades psiquiátricas. A SPDM tem experiência comprovada na administração de unidades públicas de saúde, e esse convênio tripartite inédito voltado a pacientes com transtornos mentais beneficia a toda população", destaca o coordenador.

CAISM novo acordo portal

Fachada do CAISM (Foto: Alex Reipert)

Matéria elaborada por Departamento de Comunicação Institucional - Universidade Federal de São Paulo

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 
Categoria:

Insegurança alimentar atinge 12,5% da população em São Paulo

Inquérito conduzido por docentes da Unifesp revela disparidades socioeconômicas e destaca a...

Redução de morte súbita em pacientes com doença de Chagas com uso de CDI

Pesquisa publicada no JAMA Cardiology, com participação do docente da Unifesp Angelo Amato de...

Mortalidade por câncer supera a de doenças cardiovasculares em 727 municípios no Brasil

Pesquisa revela mudança nas principais causas de mortalidade no Brasil entre 2000 e 2019,...

Estudo revela novos fatores de risco para demência e abre caminhos para prevenção no Brasil

Publicado na revista The Lancet, estudo elaborado por uma comissão da qual a pesquisadora Cleusa Ferri da...

Fim do conteúdo da página