Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Em período de pandemia, Unifesp realiza 448 atividades de extensão e cultura

Publicado: Terça, 02 de Junho de 2020, 14h45 | Última atualização em Segunda, 06 de Julho de 2020, 18h00 | Acessos: 20879

No total, 448 ações estão em andamento

Por José Luiz Guerra

Mesmo diante da pandemia de covid-19, a Universidade Federal de São Paulo, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec/Unifesp) tem dado continuidade, e até mesmo intensificado, às ações de cultura e extensão universitária da instituição, seguindo as determinações de distanciamento social. No período entre 16/03 e 27 de maio foram contabilizadas 448 atividades, promovidas pelos sete campi da instituição.

Dentre as atividades em desenvolvimento estão os eventos, cursos de extensão, projetos e programas de extensão e cultura, os programas de residência Médica e Multiprofissional, cursos de especialização e aperfeiçoamento, observatórios institucionais e temáticos, empresas júnior, cátedras, núcleos de extensão, edital artístico-cultural, entre outras. A maioria dessas atividades puderam ser realizadas à distância, utilizando os recursos e ferramentas digitais, com exceção das residências que fazem parte da rotina de atendimento do hospital universitário e das unidades do sistema de saúde.

Várias dessas ações, além de realizarem as atividades regulares de ensino-aprendizagem e produção do conhecimento por meio da ação conjunta com a comunidade, estão fortalecendo redes e campanhas para a distribuição de alimentos, material de higiene e proteção, além de inovarem em estratégias para promoverem saúde, produzirem dados e análises sobre a situação vivida, realizarem educação em saúde e garantirem o apoio e a orientação para o cuidado com a saúde física e mental, para as atividades educativas e de organização da vida cotidiana.

"A extensão e a cultura na universidade tem demonstrado neste contexto inusitado e desafiador causado pela covid-19, a sua característica intrínseca de se reinventar e de construir respostas com os sujeitos da comunidade diante das demandas apresentadas pelo contexto vivenciado", reitera a pró-reitora de extensão e cultura da Unifesp, Raiane Assumpção. Alguns desses exemplos são a Oficina de Fotografia e Vídeos Científicos e Unifesp Mostra Sua Arte (UMA 2020) – Arte em Tempos de Distanciamento, inclusão do Sintunifesp no Sesc Mesa Brasil, rede nacional de bancos de alimentos contra a fome e o desperdício. Outras ações intercampi estão sendo planejadas para começar nas próximas semanas, como a Universidade Aberta à Economia Solidária (UAES) e aquelas em parceria com o Instituto Galo da Manhã e com o Centro de Arqueologia e Antropologia Forense (CAAF).

Confira as atividades realizadas pela Proec neste link.

proec portal

Coletânea de imagens de atividades de extensão e cultura promovidas pela Proec/Unifesp (Créditos: Alex Reipert)

 

 

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Categoria:

Insegurança alimentar atinge 12,5% da população em São Paulo

Inquérito conduzido por docentes da Unifesp revela disparidades socioeconômicas e destaca a...

Redução de morte súbita em pacientes com doença de Chagas com uso de CDI

Pesquisa publicada no JAMA Cardiology, com participação do docente da Unifesp Angelo Amato de...

Mortalidade por câncer supera a de doenças cardiovasculares em 727 municípios no Brasil

Pesquisa revela mudança nas principais causas de mortalidade no Brasil entre 2000 e 2019,...

Estudo revela novos fatores de risco para demência e abre caminhos para prevenção no Brasil

Publicado na revista The Lancet, estudo elaborado por uma comissão da qual a pesquisadora Cleusa Ferri da...

Fim do conteúdo da página