Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Manutenção do Uso de Máscara e demais medidas de prevenção para Covid-19 no Campus São Paulo – Unifesp

Publicado: Sexta, 18 de Março de 2022, 15h43 | Última atualização em Sexta, 18 de Março de 2022, 16h05 | Acessos: 43255

 

Nota Técnica 27

No Brasil, os casos novos e mortes por covid-19 estão diminuindo. Porém, há duas semanas, vários países da Europa, incluindo Alemanha, França, Suíça e Reino Unido, estão experimentando uma nova onda de covid-19 com aumento das internações e mortes. Acrescentamos a tudo isso, o que está acontecendo na China, que vem enfrentando surtos em duas de suas cidades mais populosas, Xangai e Shenzhen, além de Hong Kong e todo o país poderá ser afetado.

Durante a pandemia, novas ondas iniciaram-se na Europa e na Ásia e chegaram ao Brasil. Não é difícil entender, pois estamos em um mundo globalizado e muitas pessoas viajam para os grandes centros brasileiros, populosos, como São Paulo. Preocupação adicional com os festejos de carnaval no mês de abril e as recomendações dos gestores em flexibilizar as medidas de prevenção como a retirada das máscaras em locais fechados. Infelizmente, estas recomendações, criam uma mentalidade na sociedade de que a pandemia acabou, o que não corresponde à verdade.

As causas para estes novos aumentos de covid-19 são multifatoriais, mas estão certamente relacionadas à flexibilização das medidas de prevenção. A variante ômicron BA.2 é conhecida por ter maior transmissão, pelo menos cerca de 30% a mais do que sua linhagem próxima, ômicron BA.1. Com a flexibilização das medidas de prevenção e a diminuição da proteção da imunidade pela vacinação, o coronavírus Sars-CoV-2 consegue um ambiente favorável para transmissão. Sendo assim, enfatizamos a importância de manter as medidas de prevenção contra a covid-19 em todo o Campus São Paulo:

1. Todos os frequentadores do Campus São Paulo devem estar com a vacinação para covid-19 atualizada com as três doses. Dados da África do Sul e do Reino Unido demonstram que a eficácia da vacina contra a infecção pela variante ômicron com duas doses da vacina de mRNA (ex. Pfizer) é de aproximadamente 35%. Uma dose de reforço (terceira dose) restaura a eficácia da vacina contra a infecção para 75%. Além Manutenção do Uso de Máscara e Demais Medidas de Prevenção para Covid-19 no Campus São Paulo – Unifesp disso, a vacinação para covid-19 diminui o risco de doença grave, hospitalização e morte pela doença. Não deixe de atualizar a vacinação e apresentar o seu certificado ao órgão de vínculo!

2. O uso de máscara continua OBRIGATÓRIO em todos os ambientes do Campus São Paulo, não tirem a máscara durante as atividades;

3. No refeitório e restaurantes, o horário de almoço deve ser reduzido ao mínimo necessário para realizar a refeição;

4. Manter o distanciamento entre as pessoas;

5. Durante a refeição não converse, pois você estará sem máscara;

6. Higienize as mãos com frequência com água e sabão ou álcool-gel;

7. Mantenha limpo seu ambiente de trabalho como teclado, mesa etc.;

8. Não venha trabalhar se teve febre (>37,8°C) ou sintomas gripais (coriza, tosse, falta de ar, dificuldade de respirar) dor de garganta, perda ou diminuição do olfato, alteração do paladar. Se apresentar sintomas de síndrome gripal, procure o Serviço Médico para orientação e conduta.

Estamos acompanhando diariamente os indicadores nacionais e de São Paulo da covid-19 e mantendo a redução de novos casos, pretendemos flexibilizar primeiro a ocupação dos anfiteatros, se possível a partir de abril. Porém, a retirada da máscara em salas de aula e demais ambientes fechados será avaliada com muito cuidado e após a pandemia estar controlada.

Todos estamos empenhados para que o retorno das atividades presenciais seja um sucesso e reavaliaremos a flexibilização das medidas de acordo com o cenário epidemiológico.

 

Comitê de Retorno Seguro do Campus São Paulo - Unifesp

Comitê de Enfrentamento da Covid-19 do HSP - Unifesp

 

 

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela inativa
 
Categoria:

Insegurança alimentar atinge 12,5% da população em São Paulo

Inquérito conduzido por docentes da Unifesp revela disparidades socioeconômicas e destaca a...

Redução de morte súbita em pacientes com doença de Chagas com uso de CDI

Pesquisa publicada no JAMA Cardiology, com participação do docente da Unifesp Angelo Amato de...

Mortalidade por câncer supera a de doenças cardiovasculares em 727 municípios no Brasil

Pesquisa revela mudança nas principais causas de mortalidade no Brasil entre 2000 e 2019,...

Estudo revela novos fatores de risco para demência e abre caminhos para prevenção no Brasil

Publicado na revista The Lancet, estudo elaborado por uma comissão da qual a pesquisadora Cleusa Ferri da...

Fim do conteúdo da página