Nota técnica do Comitê Permanente de Enfrentamento da Pandemia da COVID-19 (CPEC) da Unifesp

Publicado: Quarta, 21 de Setembro de 2022, 09h08 | Acessos: 12577

Avaliação do Cenário Epidemiológico da Covid-19 e Adequação das Medidas de Prevenção

São Paulo, 20 de setembro de 2022

Há dois meses, estamos observando diminuição das notificações de novos casos, redução das internações e mortes por Covid-19 no Brasil e, principalmente, na região metropolitana de São Paulo. A alta cobertura vacinal está sendo fundamental para este cenário epidemiológico. Até o momento, não há notícias da transmissão de novas variantes ou subvariantes da ômicron, além das já descritas. O inverno deste ano está ameno, isso diminui a circulação de vírus respiratórios e de SARS-CoV-2, pois os ambientes ficam mais ventilados e menos aglomerados. É fundamental que todos estejam com as vacinas para Covid-19 em dia, especialmente a quarta dose para todos com mais de 18 anos.

No Hospital São Paulo (HSP) – Unifesp, a taxa de positividade de exames para Covid-19 de pacientes pré-operatórios das cirurgias eletivas está inferior a 10% e, na Unifesp, os trabalhadores de saúde e os alunos com síndrome gripal em 9,5%, no mês de agosto de 2022 com tendência a diminuição nas primeiras semanas de setembro. Em levantamento recente sobre o número de vacinados em todas as dependências da Unifesp, foi verificado em uma amostra de 5.237 trabalhadores e estudantes, que 99% tinham sido vacinados para Covid-19. Casos pontuais de não vacinados estão sendo analisados pelo Comitê de Enfrentamento a Covid-19 da Unifesp. As rematrículas de alunos não vacinados foram suspensas até serem analisados caso a caso.

Diante deste cenário epidemiológico, recomendamos a suspensão da obrigatoriedade do uso de máscara nas salas de aula, dependências dos campi e ambientes externos aos serviços de saúde na Unifesp, tornando o seu uso facultativo. Em locais com serviços de saúde, o uso da máscara continua obrigatório como ambulatórios, todas dependências do Hospital São Paulo, incluindo áreas administrativas, e demais ambientes assistenciais com fluxo de pacientes. Recomendamos que profissionais com mais de 60 anos, portadores de doenças crônicas como diabetes, cardiopatias e doença pulmonar, entre outras, ou em uso de medicações imunossupressoras mantenham o uso de máscara para suas atividades.

O uso da máscara tem grande importância em indivíduos sintomáticos respiratórios, pois bloqueia a excreção de gotículas durante a fala, espirros e tosse. Mantenha o seu uso até a consulta médica. A máscara também deve ser oferecida e seu uso orientado para todos os pacientes internados no HSP-Unifesp, desde que não tenham contraindicação para sua utilização. O uso da máscara também continua obrigatório para acompanhantes e visitantes de pacientes internados ou em seguimento ambulatorial.

Nos restaurantes universitários ou refeitórios serão flexibilizadas as medidas de distanciamento e podemos retornar as taxas de ocupação plena destas áreas.

A lavagem frequente das mãos com água e sabão ou higienização com álcool-gel continuam fundamentais para evitar a contaminação contra agentes infecciosos, incluindo as viroses.

Solicitamos que todos respondam os questionários que estão sendo enviados sobre vacinação e infecção para Covid-19 para mantermos as informações atualizadas para que as medidas orientadas estejam em consonância com nosso cenário epidemiológico.

Comitê Permanente de Enfrentamento da COVID-19 - Unifesp