Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Pesquisa da EPM/Unifesp recebe Prêmio Capes de Tese de 2019

Publicado: Quarta, 11 de Setembro de 2019, 20h34 | Última atualização em Terça, 04 de Agosto de 2020, 20h34 | Acessos: 26683

Estudo busca conhecer os mecanismos que possam contribuir para o desenvolvimento de terapias para a melhora da qualidade de vida de pacientes com câncer 

Por Daniel Patini

 CapesTeses2019

A tese de doutorado do pesquisador Nelson Inácio Pinto Neto, orientada por Claudia Maria da Penha Oller do Nascimento e coorientada por Marília Cerqueira Leite Seelaender e Lila Missae Oyama, recebeu o Prêmio Capes de Tese - Edição 2019, na categoria Nutrição. O resultado com os selecionados para o prêmio, que teve recorde de inscrições, com 1.140 candidaturas, foi divulgado na sexta-feira (6/9). O documento trouxe os escolhidos em cada uma das 49 áreas de avaliação e mais 93 trabalhos que receberão menções honrosas.

Defendido no Programa de Pós-Graduação em Nutrição e desenvolvido na Disciplina de Fisiologia da Nutrição do Departamento de Fisiologia da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp) - Campus São Paulo, o trabalho intitulado "Tecido adiposo no câncer caquexia: papel da ANGPTL-4, GDF-15 e processo inflamatório" contribui para o entendimento dos processos envolvidos com o desenvolvimento tumoral e caquexia, uma síndrome clínica complexa associada ao câncer caracterizada pela anorexia, perda de peso, de massa muscular e adiposa. Dessa forma, ele poderá colaborar com o desenvolvimento de terapias para a melhora da qualidade de vida de pacientes com câncer.

“Essa conquista é fruto de um trabalho árduo que nosso grupo vem desenvolvendo há anos. Mesmo com tantos obstáculos e dificuldades, conseguimos produzir ciência e conhecimento de qualidade. Ficamos imensamente honrados por esse prêmio, o qual representa uma grande conquista não apenas para nós, mas também para o Programa de Pós-Graduação em Nutrição e para a Disciplina de Fisiologia da Nutrição da EPM/Unifesp e também para o Cancer Research Group do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB-USP)”, comemora o pesquisador.

Sobre o prêmio

Concedido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Prêmio Capes de Tese condecora, desde 2005, as melhores teses de doutorado aprovadas nos cursos de pós-graduação reconhecidos no Sistema Nacional de Pós-Graduação em cada uma das 49 áreas de avaliação. Os critérios de premiação consideram a originalidade do trabalho e sua relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação.

Para o Grande Prêmio – oferecido com os institutos Serrapilheira e Ayrton Senna e que será realizado em novembro –, três comissões formadas por indicação do presidente da Capes escolherão as vencedoras, sendo uma por cada colégio de avaliação: Humanidades, Ciências da Vida e Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar. Além disso, haverá premiações especiais, concedidas em parceria com a Comissão Fulbright e a Fundação Carlos Chagas.

Com informações da Redação CCS/Capes

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Categoria:

Insegurança alimentar atinge 12,5% da população em São Paulo

Inquérito conduzido por docentes da Unifesp revela disparidades socioeconômicas e destaca a...

Redução de morte súbita em pacientes com doença de Chagas com uso de CDI

Pesquisa publicada no JAMA Cardiology, com participação do docente da Unifesp Angelo Amato de...

Mortalidade por câncer supera a de doenças cardiovasculares em 727 municípios no Brasil

Pesquisa revela mudança nas principais causas de mortalidade no Brasil entre 2000 e 2019,...

Estudo revela novos fatores de risco para demência e abre caminhos para prevenção no Brasil

Publicado na revista The Lancet, estudo elaborado por uma comissão da qual a pesquisadora Cleusa Ferri da...

Fim do conteúdo da página